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#51183
O Descaso com o Aprendizado

Existe uma grande dificuldade na formação educacional dos surdos, Como diz Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. No entanto, uma boa formação educacional está cada vez mais em falta, fazendo com que a cada dia jovens cresçam, sem oportunidades pois não tiveram uma boa base. Com isso, essas dificuldades estão cada vez mais constantes na sociedade, fazendo com que os surdos estejam diante de uma grande falta de acessibilidade na educação devido uma negligência governamental para com sua educação.

Primeiramente, a falta de acessibilidade para os surdos está cada vez maior, fazendo com que dificulte o acesso a uma educação de qualidade. Dessa forma, é possível perceber que a inacessibilidade é desfavorável aos surdos. Segundo o IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% da população brasileira é surda isso equivale a 10 milhões de pessoas. Nesse sentido, a melhora na acessibilidade dentro da educação com os recursos e materiais necessários, são de extrema importância, pois irá proporcioná-los um excelente desfecho acadêmico.

Certamente, a negligência do governo é um grande aliado para essa falta de recursos na formação dos surdos. Com isso, a falta do governo para com a educação vem se tornando constante, essa falta de preocupação vem tornando-se cada vez mais difícil. Contudo, é possível perceber que existe essa escassez de recursos adequados para a educação de surdos, sem contar com o pouco conhecimento dos profissionais para que consigam assim ministrar aulas de forma didática.

Portanto, é possível perceber que a falta desses recursos e o pouco comprometimento do governo é um grande problema para a formação dos mesmos. Nesse sentido, é necessário que o INES(Instituto Nacional de Educação dos Surdos) junto ao MEC(Ministério da Educação), tomem medidas para atenuar esse problema na formação educacional do surdos, que um de grande importância, Criando leis que torne obrigatório que o governo disponha para as escolas os suporte necessário para uma boa estrutura educacional na formação dos surdos, para que assim consigam vencer esses desafios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#51378
Oi,@MAUROJUNIOR! Sou novata, não estou muita familiarizada com pontuação, a parte de dar notas, mas, se quiser, posso apontar os desvios gramaticais que encontrei. Além disso, fazer algumas sugestões, como quando poderia ter usado um sinônimo etc. Se tiver interesse, dê-me um retorno aqui ou por mensagem privada.
#51416
@MAUROJUNIOR, hey!

O Descaso com o Aprendizado
Gostei do título!

Existe uma grande dificuldade na formação educacional dos surdos, (1)Como diz Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. No entanto, uma boa formação educacional (2) está cada vez mais em falta, fazendo com que a cada dia jovens cresçam, (3) sem oportunidades pois não tiveram uma boa base. Com isso, essas dificuldades (4)estão cada vez mais constantes na sociedade, fazendo com que(5) os surdos estejam diante de uma grande falta de acessibilidade na educação(6) devido (7)uma negligência governamental para com sua educação.

(1)Erro de pontuação. Após vírgula, utiliza-se letra minúscula, salvo quando a palavra seguinte requere inicial ou todas maiúsculas. Não é o caso aqui, já que "como" faz parte de outro período (frase inteira até um ponto final). Sugiro que substitua a vírgula por um ponto final, o que deixará correto o uso da maiúscula.
(2)Repetição. O que me foi instruído na escola era fazer o mínimo de repetições possível, por isso estou apontando. Recomendo utilizar um sinônimo ou que refaça a frase. Essa repetição é ruim, pois tem um intervalo minúsculo entre a última vez que você esses exatos termos. Tente usar o máximo de sinônimos e, se for pra repetir, que seja somente uma palavra no texto, em momentos distantes (como no início e no final do mesmo parágrafo). E mais: só use-a duas vezes (a primeira e a repetição). Foi isso que me ensinaram. Sei que pode ser difícil a princípio, mas, com a prática, vira automático.
(3)Erro de pontuação. Não separa "sem oportunidades" de "cresçam". Retire a vírgula. Depois de oportunidades, ponha uma vírgula, já que "pois" inicia uma oração coordenativa explicativa.
(4)(5)(6)Repetição. Troque "dificuldades" por obstáculos, empecilhos, etc. Você escreveu "fazendo que" na frase anterior. Outra coisa: evite usar muito gerúndio (-ndo) + que , tente reconstruir a frase de forma que consiga eliminar o combo e manter o sentido. A palavra "surdos" é mais inusitada, não procuramos por sinônimos para ela todo dia, mas, ainda assim, encaixe uma diferente. Substitua "educação" por uma palavra corresponde; lembre-se que já usou "educacional".
(7)Regência. O termo é "DEVIDO A", precisa da preposição. Como a palavra ao lado, embora feminina, é "uma", não ocorre crase.

Primeiramente, a falta de acessibilidade para os surdos está cada vez maior, fazendo com que (8)dificulte o acesso a uma educação (9)de qualidade. Dessa forma, é possível perceber que(10) a inacessibilidade é desfavorável aos surdos(11)[/b]. Segundo o IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% da população brasileira é surda(12) isso equivale a 10 milhões de pessoas. Nesse sentido, a melhora na acessibilidade (13)dentro da educação (14)com os recursos e materiais necessários, são de extrema importância, pois irá proporcioná-los um excelente desfecho acadêmico.

**Eu não falei antes, porém a regra da repetição também vale para os argumentos. Procure não usar o(s) mesmo(s) termo(s) que citou na introdução ao apresentá-los.
(8)Leia o bloco de notas 4 a 6.
(9)Repetição. Use sinônimo.
(10) Primeira vez que usou "possível perceber que".
Obs.: Inacessibilidade vale como sinônimo, ou seja, antônimos são uma boa solução para repetição. Claro, desde que não use o mesmo antônimo toda vez durante o mesmo texto.

(11)Repetição.
(12)Entre "surda" e "isso", sugiro umas opções: a) colocar uma vírgula; b) inserir um "e" ou c) retirar o "isso", posicionar uma vírgula após surda e escrever "o que".
(13)Leia o asterisco.
(14)Repetição.
Obs.: primeira menção a "recursos" e "necessários".
Obs.2: essa vírgula antes de "são de extrema importância" só é aceitável se colocar outra antes de "com os recursos(...)".


Certamente, a negligência do governo(15) é um grande aliado para essa falta de recursos na formação dos surdos(16). Com isso, a falta do governo(17) para com a educação (18)vem se tornando constante, essa falta de preocupação vem tornando-se cada vez mais difícil. Contudo, é possível perceber(19) que existe essa escassez de recursos(20) adequados para a educação de surdos, sem contar com o pouco conhecimento dos profissionais para que consigam assim ministrar aulas de forma didática.

(15)Leia o asterisco.
(16)Repetição de "recursos", "formação" e "surdos".
(17)(18)(19)(20)Repetição.

Portanto, é possível perceber que(21) a falta desses recursos(22) e o pouco comprometimento do governo é um grande problema para a formação dos mesmos. Nesse sentido(23), é necessário que o INES(Instituto Nacional de Educação dos Surdos) junto ao MEC(Ministério da Educação), tomem medidas para atenuar esse problema na formação educacional do surdos, (24)que um de grande importância, (25)Criando leis que torne(26) obrigatório que o governo disponha para as escolas os suporte necessário(27) para uma boa estrutura educacional na formação dos surdos, para que assim consigam vencer esses desafios.

(21)(22)Repetição. "governo", "formação" são outros exemplos de repetição nesse período.
(23)Repetição. Varie os conectores, use-os corretamente, mas lembre-se que há mais de um conector que expressa a mesma ideia. Você já usou "necessário" antes. Mesmo que no plural, a palavra é a mesma. Repetição de "formação educacional dos surdos".
(24)Quis dizer que o problema é de grande importância, é isso? faltou o "é" entre "que" e "de grande(...)". Cuidado: você já usou "importância" em outro momento. No entanto, acredito que esse adendo da importância seja desnecessário.
(25)Assim como na nota 1, você usou letra maiúscula após a vírgula, provavelmente por erro de digitação. Como o período está grande, sugiro que posicione um ponto final ao lado de importância e reformule o início da próxima "criando leis que(...)". Não só você pode eliminar o gerúndio + que, mas também pode inserir um conectivo para ligar as duas frases.
(26)Erro de concordância. Já que são as leis que darão esse caráter obrigatório, então o verbo "tornar" deve ser conjugado no plural para concordar com "leis".
(27)Você já usou "necessário" antes.

DICAS
  • Faça uma lista de três a quatro sinônimos para cada palavra-chave do tema antes de começar a redação;
  • Escreva num canto, pode ser numa folha a parte se preferir, sinônimos para os argumentos e os conectivos que mais usa;
  • Releia a sua redação ao final e confira se não engoliu uma palavra/letra, se não repetiu muito o mesmo termo.
Seu texto está bacana. Gramaticalmente, só precisa se atentar mais para não soar repetitivo e para eliminar uns errinhos aqui e ali de concordância e regência. Continue praticando! :D
Espero ter ajudado!
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