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#47852
A educação é um direito fundamento para a vida de qualquer cidadão brasileiro, sendo assim a deficiência auditiva não deve ser uma barreira que cerceia um direito garantido por nossa constituição. Contudo não podemos negar as dificuldades sofridas por esses indivíduos, que crescem exponencialmente devido principalmente à falta de investimentos e as dificuldades educacionais.

Uma das grandes dificuldades para o deficiente auditivo é a falta de investimento do governo nas condições fundamentais que possibilitam o ensino para essas pessoas. E isso fica evidente quando uma pesquisa feita pela INEP apontou que, entre os anos de 2012 e 2016 houve uma queda no número das matriculas de surdos, seja na educação básica ou na educação especial.

Outro grande desafio para a educação dos surdos é uma consequência de um problema identificado por Pierre Bourdieu, sendo este o fato de que a democratização do ensino não é uma garantia da extinção das desigualdades sociais. Contudo, para que essas diferenças se tornem menos acentuadas é necessário considerar as diferenças sociais e culturais de cada indivíduo. Portanto fica claro que para o deficiente auditivo esse problema se agrava ainda mais.

Nesse sentido se torna evidente as dificuldades sofridas por deficientes auditivos, o que torna imprescindível a necessidade de soluções para esse problema. Por isso deve ficar a cargo do ministério da educação investir mais na educação e promover cursos que capacitem os profissionais da educação, para que o ensino não seja apenas garantido, mas para que atenda às necessidades de cada indivíduo. Dessa forma podemos minimizar quaisquer barreiras que impossibilitam os deficientes auditivos de exercerem sua cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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