• Avatar do usuário
#69851
Na mitologia grega, Sísifo foi sentenciado a rolar uma enorme pedra montanha acima. Todos os dias quando chegava ao topo, a pedra escorregava e voltava para a base da montanha. Nesse sentido, o mito de Sísifo, se assemelha ao desafio do processo de alfabetização no Brasil. Desse modo, observa-se como causa latente do problema, a desigualdade social e a falta de investimento.
Certamente, a desigualdade social é uma causa do problema, a esse respeito a constituição federal de 1988 defende o direito pleno a qualquer cidadão. Entretanto, devido a desigualdade social, 25% das crianças com menor nível socioeconômico no país chegam a se alfabetizar um ano mais tarde do os 25% das crianças mais ricas, a ponta econimista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper.
Além disso, a falta de investimento é também uma dificuldade, visto que a falta de investimento na educação por parte do estado gera inúmeras falhas no sistema educacional, pois sem verba as escolas não conseguem adquirir matérias de estudo ou transporte para alunos de longa distância, resultando na dificuldade de aprendizado do aluno.
Dessa forma, para solucionar os desafios do processo de alfabetização, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário o governo federal em parceria com o ministério da fazenda disponibilizar verba e material para escolas públicas, a fim de proporcionar uma educação de qualidade para crianças de baixa renda. Para que assim, o mito de Sísifo, não se assemelhe ao processo de alfabetização no Brasil
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç&[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM