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#74246
O artigo 5°, da Constituição Federal de 1989, defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito na questão do desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Dessa forma, em razão do silenciamento e de uma base educacional lacunar, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.

A princípio, a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre os desafios na redução e combate às desigualdades entre regiões no país. O que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando a sua resolução mais dificultada.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a vacuidade na educação. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não cumpre o seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não traz às salas de aula conteúdos úteis para a resolução da questão.

Portanto, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar, tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e um representante de cada estado vulnerável. Além disso, tais eventos devem ser abertos à comunidade, de modo que mais pessoas compreendam a importância de vencer os desafios e reduzir a desigualdade entre os estados do país.

@juliaroeder
@Cleverson
@GabyyOliver
@EduardaBeatriz
Podem corrigir, por favor?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#74276
Oi. Tudo bom? Irei analisar sua redação. Não sou profissional, então posso cometer alguns erros kkkkkk.

O artigo 5°, da Constituição Federal de 1989, defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito na questão do desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Dessa forma, em razão do silenciamento e de uma base educacional lacunar, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.

Qual seria esse direito? Exemplifique!
Ao meu ver, faltou você contextualizar melhor sobre como o direito garantido na Constituição relaciona-se com a desigualdade entre as regiões.

A princípio, a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre os desafios na redução e combate às desigualdades entre regiões no país. O que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando a sua resolução mais dificultada.

Por que existe essa lacuna? É por que a população ignora esse problema? Por não existir políticas públicas que contenham essa problemática? Especifique o motivo dessa lacuna existir! Tente especificar mais seus argumentos e desenvolvê-los melhor nos próximos textos.
Dica: estude argumentação e leia redações nota mil de edições anteriores do ENEM, observando como a argumentação foi construída nesses textos. Isso ajuda muito.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a vacuidade na educação. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não cumpre o seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não traz às salas de aula conteúdos úteis para a resolução da questão.

Ocorreu o mesmo problema do parágrafo anterior. Você não desenvolveu seus argumentos.
Mais uma vez você não especificou qual é essa lacuna que existe na educação. Além disso, tenha cuidado com a repetição de palavras, você deveria ter usado um sinônimo para substituir a palavra "lacuna", pois você já utilizou essa palavra no parágrafo anterior.


Portanto, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar, tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e um representante de cada estado vulnerável. Além disso, tais eventos devem ser abertos à comunidade, de modo que mais pessoas compreendam a importância de vencer os desafios e reduzir a desigualdade entre os estados do país.

Agente ✔
Ação ✔
Meio/modo ❎ (Não conseguiu identificar o meio/modo. Exemplo de meio/modo: ...promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar, "por meio de palestras ministradas por professores".)
Finalidade ✔ (considerei como finalidade essa parte: ...mais pessoas compreendam a importância de vencer os desafios e reduzir a desigualdade entre os estados do país.
Detalhamento ✔


Recomendo que você estude argumentação e os 5 elementos da conclusão do ENEM.
Qualquer dúvida sobre a minha correção, pode me marcar. Você escreve muito bem, não encontrei nenhum erro na escrita. Continue praticando e estudando redação. Conte comigo para o que precisar!
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