A priori, é fundamental apontar o senso de superioridade adotado por indivíduos de regiões mais ricas economicamente como impulsionador para a discriminação sofrida por pessoas que não se encaixam no padrão linguístico estabelecido. Diante de tal exposto, são evidentes as consequências de quem sente na pele o preconceito, como o receio em se expressar em público e ser excluído socialmente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, é notório destacar a ausência de medidas estatais para combater a opressão direcionada a essa parte da sociedade, em sua grande maioria pobre, pertencentes às regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Para John Locke, isso se configura como uma quebra do contrato social, já que o estado não cumpre amplamente seu dever de garantir um recurso tão importante como o bem-estar de todos.
Urge, portanto, discutir o assunto, para propor medidas capazes de reduzir a problemática. Desse modo, é imprescindível que o governo, por intermédio do Ministério da Cultura, promova propagandas informativas em diversas mídias sociais, mostrando a variedade linguística presente no Brasil. Assim, se consolidará uma sociedade consciente e engajada em sua pluralidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.