Avatar do usuário
Por Heloisattm
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56793
"Sob pressão" é uma série brasileira que retrata o mau funcionamento de um hospital público. Nesse sentido, a narrativa foca na luta diária de médicos que fazem de tudo para manter seus pacientes vivos, em um local onde tudo falta. Não tão distante da ficção, o seriado ilustra uma realidade existente na sociedade brasileira, onde a saúde vem sendo colocada em segundo plano e a falta de infraestrutura, medicamentos e equipamentos impedem a garantia de um bom atendimento, que é necessário na vida dos cidadãos brasileiros.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, a falta de investimento na rede pública de saúde está entre as principais causas da permanência de tal cenário caótico. De acordo com o filósofo contratualista Thomas Hobbes, é dever do estado assegurar os direitos e o bem-estar da população, mas infelizmente, isso não ocorre de maneira regular no Brasil. Muitas vezes, a verba que deveria ser usada em serviços essenciais como esse, é desviada, deixando então de suprir as necessidades básicas da população.

Pode-se observar que, devido à falta de planejamentos a longo prazo, muito hospitais ficam sobrecarregados. É visível as negligências nas clínicas públicas, onde muitos médicos estão distribuídos de forma desigual muitos pacientes se encontram em situações desumanas, sem o cuidado merecido e necessário. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o Brasil fica em 89° em pesquisa sobre a qualidade do acesso á saúde, e mesmo que no país exista o SUS, Sistema Único de Saúde, ele não vigora da forma que deveria, principalmente com cidadãos de classes mais baixas.

Com o objetivo de minimizar os constantes desafios para garantia ao direito á saúde no Brasil, é dever do Estado se preocupar com a diminuição de gastos em outras áreas para um maior investimento no campo da saúde, e mídia, principal veículo de informação, deverá ser responsável por criar campanhas que ao serem transmitidas, mostrarão a importância da manutenção dos hospitais públicos. Somente assim, será possível garantir melhores condições de atendimento para os Brasileiros, a fim de que problemas enfrentados atualmente, se limitem apenas a ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por k3ll4
Quantidade de postagens
#114947
Ao analisar a atual situação do país, é possível ter uma reflexão sobre como os desafios para a garantia à saúde no Brasil, está afetando a vida de muitas pessoas. Nesse sentido, fatores como falta de infraestrutura e incompetências, são vistos como os elementos principais.
Em primeiro lugar, é importante destacar a falta de infraestrutura, que todavia não está sendo garantida à população. A prova disso, são os grandes números de hospitais em situações precárias e sobrecarregados, principalmente na pandemia do Covid-19.
Assim, vale ressaltar as incompetências que dificultam esse cenário. De acordo, com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil se encontra com pacientes em situações desumanas, sem os cuidados merecidos e necessários. Isso nos mostra que a população está diante de uma situação extremamente delicada e medidas precisam ser tomadas.
Com o objetivo de minimizar os desafios para a garantia à saúde no Brasil, é dever do Estado tomar providências para alterar a problemática atual. Por meio de investimentos na área, como melhorias de hospitais, e utilização de mídias sociais para divulgações de campanhas. Somente assim, será possível garantir melhores atendimentos ao brasileiro, a fim de que problemas enfrentados atualmente, limitem.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
111 Exibições
por k3ll4
1 Respostas 
122 Exibições
por Clariii
Direito à saúde em questão no Brasil
por carlaburi02    - In: Outros temas
3 Respostas 
91 Exibições
por carlaburi02
0 Respostas 
87 Exibições
por lorrane123
0 Respostas 
79 Exibições
por grazif
3 Respostas 
160 Exibições
por leonard12
2 Respostas 
263 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
239 Exibições
por jamilx
1 Respostas 
319 Exibições
por Mariajsjjska
4 Respostas 
258 Exibições
por OlrenBeat

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM