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Por Allissom
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Depressão é um transtorno mental que vem se tornando cada vez mais conhecido no mundo atual, mesmo que ainda haja preconceitos sobre o assunto. Esses preconceitos se dão pela falta de conhecimento da população em geral a respeito da doença, o que pode causar visões erradas sobre não apenas esta, mas também sobre outras doenças mentais.

Assim dizendo, a depressão deve ser levada a sério e não deve ser tratada como um tabu. É essencial que pais e responsáveis criem um ambiente saudável para conversa com seus filhos sobre o tema, uma vez que no Brasil, cerca de 5,8% da população sofre com a doença, segundo a OMS. É de extrema importância manter a conversa aberta e sem julgamentos.

Além disso, é preciso o incentivo ao tratamento nos casos de pessoas que já possuem o transtorno, muitas vezes não buscado quando não há o apoio dos pais (quando o doente depende deles), ou pelo questionamento do que os outros irão pensar ao estar em uma consulta com um psicólogo.

Pode-se concluir que a depressão é uma doença psicológica, e o tratamento é a melhor forma de prevenir. As escolas devem incluir esse assunto de uma maneira mais expressiva no cotidiano escolar, por meio de palestras semanais. O Governo Federal deve adicionar aulas de educação emocional ao currículo nacional desde a 6ª série, a fim de auxiliar emocionalmente os alunos e por consequência, gerar uma nova geração de adultos bem conscientes sobre o tema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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