Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#38315
Na obra “utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a depressão e o suicídio apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de moore.Esse cenário antagônico é fruto tanto da banalização dos sinais as doenças psicológicas, quanto da desvalorização dos profissionais da área da saúde mental. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Atualmente tem se tornado cada vez mais comum casos de suicídio, grande parte deles são motivados devido aos transtornos mentais. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior índice de depressão da América Latina, essa doença pode afetar a pessoas de todas as idades, fatores como maus tratos, abusos, traumas,bullying pode levar uma pessoa a desencadear a depressão. É lamentável que, apesar de vivermos em um país onde existe uma campanha voltada para o suicídio- que é o setembro amarelo- ainda assim as pessoas banalizam os sinais das doenças psicológicas,que pode levar muitos a tirar sua vida, assim como na série “ Os treze porquê” a protagonista Hanna, apesar de dá alguns sinais, não foi notada pela sua família, levando assim ao triste final com seu suicídio.

Além dos fatores abordado, é notório que atualmente as pessoas desvalorizam os recursos disponíveis para diagnósticos e tratamentos de doenças mentais. Não é comum vermos as pessoas preocupando-se com a saúde mental ou buscando alternativas como terapias que auxiliam no tratamentos dessas doenças .Essa falta de procura é derivada de uma visão deturpada, onde aqueles que buscam tais recursos são taxados como “ loucos” tal crítica muitas vezes reprime a busca desse auxílio e faz com que continuemos em uma sociedade de olhos vendados para a nossa saúde mental.

Assim, medidas exequíveis são necessários para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o suicídio, necessita-se urgentemente, que o tribunal de contas da união direcione capital que, por intermédio da OMS ,que será revertido em clínicas com profissionais da área especializada, através de consultas acessíveis para toda a população de baixa renda, com o objetivo de tornar disponíveis esses recursos a todos, em prol dos cuidados para a saúde mental. Além disso , cabe também aos governos através do ministério da educação implementar na grade de ensino uma matéria voltada
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#38324
Na minha opinião ficou bom. Porém tem duas palavras no texto que estão em 1º pessoa. Tal como:
É lamentável que, apesar de vivermos em um país o. Poderia ser: É lamentável que apesar de a nação viver em um país.
Vivemos ⇒ 1ª pessoa do plural (nós).
E
para a nossa saúde mental. Poderia ser: Para a saúde mental

1.ª pessoa do plural (nós) - nosso, nossa
#38332
Eu avho que você precisa tomar cuidado com a falta de concordância e também com a falta de coesão dentro do seu texto. Uma dica é usar frases ou períodos menores e mais conectivos na sua redação em vez de colocar muitas vírgulas, porque da forma como você escreveu, é muito mais fácil que as pessoas se percam ao ler.

Olá kiara4 , como já existe uma &o[…]

Dúvida!

Ashiley , como a Glenda já esclareceu, eu […]

GlendaMorais Ashiley juliananjos jeniffeee[…]

Luahnna , Corrigindo a terceira linha do primeiro[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM