Desde os primeiros anos de vida de um indivíduo são impostos à ele cobranças que, com o tempo, tendem a aumentar. Nos jovens do Brasil vê se que existem duras pressões sobre o futuro, principalmente no âmbito acadêmico, que acarretam em dúvidas e inseguranças. Apesar de tais sentimentos serem tratados como normais é preciso ter atenção pois, em altos níveis, podem desencadear doenças como a depressão.
Em muitos casos, devido a um preconceito estrutural existente no Brasil, muitos familiares, amigos e até mesmo os próprios doentes, tratam a depressão com certo descaso; o que é prejudicial visto que, a partir disso, não se é obtido nenhuma ajuda o apoio a essas pessoas. O descaso, junto à sensação de solidão, é um típico gatilho para o suicídio em pessoas depressivas no país.
Para que se reduza os altos números de depressão e suicídio no Brasil é preciso que haja investimentos por parte do Ministério da Saúde, não só em atendimentos médicos, mas também em políticas efetivas de conscientização à população para que a sociedade saiba como identificar e como lidar com o problema. Proporcionando assim, maior acolhimento e apoio a pessoas em quadros de depressão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.