Em primeira análise, evidência-se a falta de incorporação social com esses bens, resultando então no desconhecimento sobre sua importância. Sob essa ótica, o jornal "G1" aponta em uma de suas pesquisas, que cerca de 57% das pessoas que estavam presentes no dia 8 de janeiro -destruição do Congresso- não tinham ciência de que aquilo arruinado era considerado patrimônio nacional, já que se tratava de "artefatos de decoração". Desse modo, é necessário perceber que essas iguarias brasileiras são restritas aos políticos e frequentadores do local, e nunca foram apresentadas à sociedade com a exuberância que tem. Logo, é fundamental ações por parte das autoridades para que aconteça essa aproximação e conhecimento.
Além disso, é notória a negligência governamental perante a essa questão. Dessa forma, o filósofo Thomas Hobbes afirma "todos têm seus direitos e deveres, e é obrigação do Estado garanti-los, dado o seu poder". Consoante a isso, é possível entender que, o conhecimento sobre essa herança e sua exclusividade, deveria ser garantido a qualquer cidadão e quando o governo não disponibiliza isso, está marginalizando a situação e providenciando aberturas para o desinteresse do povo sobre elas. No entanto, o país carece de atitudes que visem a participação federal para impor sua preocupação quanto à problemática.
Despreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham acabar com a depredação do patrimônio material do Brasil. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação -órgão responsável por assegurar as leis perante o território nacional- promover na nova base comum curricular, matérias que dialogem sobre o Brasil contemporâneo, com o auxílio da contratação de profissionais capacitados para ensinar, a fim de que, os bens brasileiros sejam reconhecidos desde cedo pela juventude e demonstrando interesse do Governo Federal em solucionar as questões, não negligenciando-as. Somente assim cenários como o do dia 8 de janeiro não serão mais presenciados no Brasil, prevalecendo a justiça e a harmonia social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada