Assuntos gerais
Por weldner12
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2082
Boa noite corretores e alunos do projeto Redação Nota 1000! Gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha experiência em relação à minha preparação para o ENEM 2017 e à alguns detalhes interessantes. No final vou deixar umas dicas que foram úteis para mim.

Sou do interior de SP, venho de uma família com poucos recursos financeiros e estudei integralmente em escola pública, concluindo o ensino médio em 2014.

Como é de se esperar (infelizmente) de uma família do interior , nenhum dos meus familiares tem ensino superior ou valoriza o mesmo. Minha mãe, por exemplo, parou no 8º ano do ensino fundamental. Nesse contexto, devido à ignorância deixada pela falta do estudo, o meu período de preparação foi uma grande e difícil prova.

Houveram vários motivos para eu decidir ir à universidade. Entre eles, os principais foram o de seguir meu sonho profissional, acabar com o relacionamento à distância e me provar da minha capacidade.

Comecei a estudar em casa no dia 11 de fevereiro de 2017, e desde o primeiro dia tive meu estudo e sono completamente desrespeitados pelos meus familiares. Não houve um dia ou noite sequer de silêncio - gente conversando de um cômodo à outro, pessoas gritando, cães latindo, criança chutando bola na minha parede, e muita, muita hipocrisia. Mesmo após os 9 meses (270 dias) que passei estudando nessa condição, ninguém nunca percebeu nada disso e falar nunca adiantou.

Ainda assim, mesmo na exaustão eu me levantava às 7h da manhã e estudava até as 20h da noite com um único objetivo - "Eu quero ser capaz". Naquele ano, meu sonho não era me tornar um bom artista, era passar no ENEM.

Mas não se enganem, eu não passei por tudo isso numa boa. Durante quase todo esse tempo eu estive prestes à desistir por conta do descaso da minha família, do cansaço do corpo e do objetivo que parecia tão distante. As lágrimas encharcavam minhas noites. Entretanto, pensar em desistir era muito mais doloroso do que passar por aquilo.

Numa dessas vezes de estar prestes à desistir eu escrevi o seguinte ( resumido ) : " É triste, mas é fácil sentir-se incapaz e então não fazer nada, deixar de tentar e ir levando a vida somente com reafirmações. Mas é muito difícil, e ainda mais triste, tentar se manter acreditando na própria capacidade enquanto todas as circunstâncias continuam a te provar incapaz, dia após dia". Nesse tempo, a única coisa que me motivava era pensar que eu estava fazendo o que tinha que fazer ( dando tudo de mim no estudo ) e que, dessa forma, uma hora eu conseguiria.

Bom, chegado o dia do exame, veio a grande decepção de uma prova bem mais difícil do que a que eu estava habituado. As provas objetivas, pelo menos para mim, foram esmagadoras. Mesmo eu tendo um bom desempenho nos simulados, era como se eu não tivesse estudado nada, como se tudo tivesse sido em vão. E realmente, para quem estudou por 9 meses, eu fui mal nas questões.

Eu sabia que tinha ido mal e, com isso, já não esperava muita coisa. Contava com 700 na minha redação mas essa nota não seria o suficiente. Estava destruído, de novo. Mas não tinha mais vontade de chorar.

No dia do resultado, sem esperar nada, fui lendo minhas notas pra minha namorada - 604 ; 638 ; 591 ; 691.... 900!? Eu nem soube o que sentir, até agora não sei, só estou assistindo acontecer mesmo. Mas ela chorou bastante, tadinha.

E, bom. Acontece que eu consegui. A nota de corte para Pintura na UFRJ em 2016 era 718. Minha média geral ( com pesos ) foi 718,63 ; fiquei em 3º lugar na ampla concorrência. Totalmente salvo pela redação, e por isso devo toda a minha gratidão ao corretor desse fórum, já que estudei redação exclusivamente por aqui.

Antes de finalizarmos, quero dizer algumas coisas importantes para quem está começando essa jornada:

- Se a sua aprovação é valiosa para você, defina suas metas. No ano de preparação, seu sonho deve ser o de passar. Não importa se for por pouco, mas faça de tudo para passar. Sacrifique as atividades que você gosta e o que for necessário.

- Tenha uma crença ( não estou falando de religião, mas também serve ). Acreditar que os pontos vão se conectar no futuro é essencial para persegui-lo. Acredite em algo que não deixe o medo te imobilizar, não importa em que.

- Se você tem problemas com a sua família, como eu tive, construa um muro com cada pedra que eles atiram em você. Laços de sangue não são tão importantes quando eles só te rendem aborrecimento. Acredite, chega uma hora que você percebe que nem a sua família e nem ninguém pode te parar de perseguir esse sonho. Esse é o momento mais feliz e recompensador do trajeto.

- Não espere que todas as circunstâncias sejam favoráveis. Dificuldades relacionadas ou não ao aprendizado não podem ser sua desculpa para desistir. Se esse é o caminho que você escolheu, você deve aprender a contornar os obstáculos.

- Veja todas as dificuldades extras ( o desrespeito da minha família, por exemplo ) como um desafio à ser superado. Passar no ENEM é uma boa conquista, mas passar mesmo estando numa situação difícil é uma conquista muito mais grandiosa.

- Acredite na sua capacidade e no seu espírito. Você é o único que pode te levar à vitória.

Obrigado pela ajuda, corretor, e pela atenção, alunos. Se esforcem bastante! PLVS VLTRA.
Por eleminnn
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#11585
"Não espere que todas as circunstâncias sejam favoráveis" valeu cara, preciso levar isso pelo resto da minha jornada. Preciso e vou!
0
Por JoyceV
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#11729
Uau, que história motivadora! Vamos seguir nossos sonhos.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
176 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
171 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
57 Exibições
por NEOX2005
Depoimento: incentivando a adoção
por luciamaia11    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por luciamaia11
0 Respostas 
97 Exibições
por leocardoso
2 Respostas 
314 Exibições
por RAFOXY
0 Respostas 
135 Exibições
por jujuf
5 Respostas 
390 Exibições
por Felipe082
2 Respostas 
207 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
98 Exibições
por Lyapr

Bom dia, sua redação tem alguns erro[…]

De acordo com a Constituição Federal[…]

Na canção da cantora brasileira, Mar[…]

Redação para concurso da cesgranri[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM