Em primeiro lugar, é evidente o uso excessivo dos celulares, muitas vezes relacionado ao estado emocional do usuário. Um exemplo é a canção "Vinheta" de Clarice Falcão, na qual o eu lírico expõe traços de indivíduos que fazem uso incessante e sem propósito aparente dos celulares. Essa situação transcende a arte e reflete a realidade brasileira. Como consequência, é provável que os usuários desenvolvam comportamentos ansiosos, recorrendo aos dispositivos eletrônicos em busca de alívio.
Além disso, aqueles que abusam do uso de dispositivos eletrônicos carecem de suporte psicológico para superar essa condição. Portanto, é crucial buscar auxílio de profissionais da área da psicologia para abordar essa questão. A falta de suporte médico pode desencadear problemas futuros para a saúde mental dos indivíduos que fazem uso excessivo de aparelhos digitais.
Diante desse cenário, cabe ao Governo Brasileiro, através do Ministério da Saúde, disponibilizar tratamentos psicossociais para a população afetada pelos efeitos prejudiciais do uso abusivo de dispositivos eletrônicos. O objetivo é permitir que os cidadãos brasileiros adotem um uso consciente e saudável da tecnologia, revertendo os danos causados pelo uso inadequado dessas ferramentas à sua saúde mental.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.