Em primeira análise, a principal barreira para a democratização do acesso ao cinema é a negligência governamental. A luz disso, a cultura cinematográfica, desde a sua primeira exibição ao final do século 19, teve um crescimento acelerado ganhando espaço na vida dos brasileiros, principalmente como forma de lazer. Porém, apesar do fato, obteve um crescimento de forma concentrada, privilegiando áreas de maior renda em fluxo e excluindo comunidades periféricas. Consequentemente, em razão a tais comunidades, a problemática se perpetua em solo brasileiro.
Além disso, a desigualdade econômica intensifica o uso desigual dos veículos cinematográficos. Nesse sentido, segundo o filósofo Rousseau, " A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens". Nessa óptica, o Brasil está imerso em desigualdade, no qual, recursos são distribuídos de forma desigual, portanto, todos possuem condições financeiras para, por exemplo, pagar pelo ingresso no cinema ou viajar até as capitais, onde está a maior concentração de salas de cinema. Por conseguinte, o acesso ao cinema fica restrito a aqueles economicamente superiores e excluindo os mais carentes.
Portanto, observa-se a necessidade de viabilizar a democratização do acesso ao cinema. Desse modo, cade ao Estado — enquanto garantidor dos direitos fundamentais — não só criar salas de cinema em comunidades periféricas para atender o público residente em cidades distantes, como também organizar projetos para exibição de filmes gratuitamente. Tais ações, devem ser realizadas por meio do apoio de esferas federais, estaduais e municipais. Assim, o Brasil estará em percurso para que a fala de Darcy Ribeiro possa ser convertida em realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.