Neste cenário, o jornalista Gilberto Dimenstein na sua obra "O Cidadão de Papel", traz uma crítica de que os direitos dos cidadãos estão somente no papel, em que pese possuir a legislação brasileira boa elaboração, mas carece de efetividade real. Descreve ainda que o referido impasse se aplica em todo território nacional e que evidencia uma cidadania aparente. Logo, reflete a necessidade de buscar medidas para reverter o respectivo quadro, devendo o governo estabelecer mecanismos de aferição nos diversos órgãos com intuito de mensurar a efetividade da democratização do ensino superior no Brasil.
Ademais, certo é que a desinformação acaba se desdobrando consequentemente no desserviço estatal como uma das suas causas. O filósofo Zigmund Bauman criou a expressão "Instituições Zumbis", a qual diz respeito ao fato de que algumas instituições, como o Estado, estão perdendo a sua função social. Sob esse viés, espelha-se que tal teoria está presente no contexto brasileiro, sendo necessário que o Poder Público invista em canais de comunicação, proporcionando maior conhecimento para pleno acesso as formas de ingresso ao ensino superior, tais como Lei de Cotas, FIES e PROUNI.
Portanto, espelha-se a urgência de ações com a finalidade conter a propagação da ineficiência estatal na inclusão a educação superior. Para tanto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação deve promover os ajustes e providências para viabilizar formas concretas de acesso da população, a fim de que possam garantir seus direitos. Além disso, Ministério das Comunicações deve fomentar campanhas educativas através da imprensa televisiva e redes sociais, esclarecendo e conscientizando a sociedade da forma mais eficaz de buscar e exercer de forma plena as formas de acesso ao ensino superior. Assim, com tais ações percorrerá num caminho natural de desmitificação do "Cidadão de Papel" e consequentemente na democratização do ensino superior no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada