Sob esse viés, deve-se ressaltar a baixa atuação do governo nos investimentos em exibições públicas e gratuitas de filmes. Nesse sentido, a presidência impossibilita o acesso ao cinema a população mais carente que não possuem condições de pagar o ingresso. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a intensificação da elitização dos ambientes de entretenimentos como o impulsionador do problema. Na obra "A Banalidade do mal", a teórica Hannah Arendt reflete sobre o resultado do processo de massificação da sociedade, o qual formou indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando situações sem questionar. Essa afirmação, analisada pela pesquisadora, simboliza claramente o comportamento da sociedade perante a exclusão social, já que é justamente a habitualidade frente às questões que agrava o corpo social brasileiro.
Depreende-se, portanto, a necessidade de providenciar ações para conter o avanço da problemática na sociedade. Para isso, é imprescindível que o Poder Público promova projetos de inclusão social ao cinema, disponibilizando ingressos com preços acessíveis, além de investimentos em infraestrutura para que seja possível a exibição de filmes na sala de aula com o intuito de despertar o interesse do aluno pela cultura - após colocados em prática, todo a população terá aquisições dos mesmos benefícios-. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade mais justa, em que o Estado cumpra seu "contrato social" bem como alega John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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