Em primeiro lugar, e perceptível a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade. Essa conjuntura , segundo o filósofo John Locke , configura-se como uma violação do " contrato social ", já que o estado não cumpre o seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação de qualidade . O que infelizmente é evidente no país.
Faz mister , salientar o trabalho infantil como impulsionador do problema. Diante de tal exposto é necessário compreender que embora o trabalho infantil seja criminalizado, ainda se faz presente no Brasil , com isso , as crianças ficam prejudicada em relação ao desenvolvimento intelectual e ao lazer , muitas nem se quer ainda conhecem o cinema. Logo , é inaceitável que esse cenário permaneça.
Entretanto, algo precisa ser feito para amenizar a questão, logo o mec juntamente com o estado , deverá alertar sobre a situação atual e oferecer uma educação de qualidade , afim de garantir que a população fique ciente sobre os prejuízos do trabalho infantil e tenham um conhecimento amplo sobre o cenário global .Somente assim , essa situação será gradativamente erradicada. De acordo com Gabriel , o pensador " na mudança do presente a gente molda o futuro".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada