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#46313
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito ao lazer e a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de infraestrutura nas cidades acerca dos cinemas, e a facilitação de seu acesso para todas as camadas da sociedade. Nesse sentido, essa problemática resulta em um difícil acesso à cultura por parte da população menos favorecida, ademais, podemos estabelecer um contraste com o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, que conclui que para uma sociedade ser justa, ela deve garantir igualdade para todos, o que infelizmente não é uma realidade no país.
Dado este panorama, é também fundamental apontar também a falta de conhecimento do povo acerca de seus direitos como impulsionador desta problemática. Segundo o IBGE, 83% das pessoas não frequentam o cinema regularmente. Dado este exposto, conclui-se que o conhecimento do povo acerca de seus direitos constitucionais é peça chave para que haja cobrança, e talvez, uma resolução proveniente do estado. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
É notório, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, é mister que o ministério da cultura e da educação, respectivamente, promovam a exibição mais frequente de filmes nas escolas municipais e estaduais - onde se concentra a população mais pobre -, e também incentivem palestras sobre direito civil, a fim de que a população conquiste um acesso público para a cultura, e também uma consciência maior dos deveres do estado, a fim de que esse impasse não se repita.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#46494
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito ao lazer e a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando [evite gerúndio], deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
* Introdução padrão, poderia citar a sua tese, os argumentos que iria desenvolver

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de infraestrutura nas cidades acerca dos cinemas, [sem vírgula] e a facilitação de seu acesso para todas as camadas da sociedade. Nesse sentido, essa problemática resulta em um difícil acesso à cultura por parte da população menos favorecida, ademais, podemos [não usar 1ª pessoa] estabelecer um contraste com o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, que conclui que < cuidado com repetição] para uma sociedade ser justa, ela deve garantir igualdade para todos, o que infelizmente não é uma realidade no país. [faltou arrematação aqui]

[conectivo] Dado este panorama, é também fundamental apontar também < repetição] a falta de conhecimento do povo acerca de seus direitos como impulsionador desta problemática. Segundo o IBGE, 83% das pessoas não frequentam o cinema regularmente. Dado este exposto, conclui-se que o conhecimento do povo acerca de seus direitos constitucionais é peça chave para que haja cobrança, e talvez, uma resolução proveniente do estado. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
* Tem que melhorar a argumentação

É notório, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, [deveria ter colocado um ponto final e iniciado outro período > para isso, é mister que o Ministério da cultura [é da Cidadania agora] e da Educação, respectivamente, promovam a exibição mais frequente de filmes nas escolas municipais e estaduais - onde se concentra a população mais pobre -, e também incentivem palestras sobre direito civil [constitucional ou do consumidor], a fim de que a população conquiste um acesso público para a cultura, e também uma consciência maior dos deveres do Estado, a fim de que esse impasse não se repita.
* Faltou o meio/modo da ação

Espero ter ajudado!
#46506
fhtNick escreveu:@GlendaMorais Oi, sou novo no site, vi que geralmente marcam você ou outros corretores quando é correção de redação, se puder avaliar a minha eu agradeceria muito. Desculpe qualquer incômodo.
Iria corrigir, mas como já houve correção espero a próxima ok! :D

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