Inicialmente, é imperioso verificar a carência de cinemas, apresentada pelos municípios interioranos e menos populosos, como a primeira causadora do impasse. Nesse sentido, é pertinente mencionar a perspectiva do ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que defendeu que a cultura não é extraordinária, e sim algo comum e que deve estar acessível ao público, da mesma forma que o alimento. No entanto, essa visão não é efetiva na prática, devido ao alarmante número de brasileiros longe das grande telas,. devido a ausência das mesmas em suas localidades, o que torna inviável usufruir de filmes em casas de cinema.
Outrossim, é notório que o governo peca em incentivar o público, em relação ao consumo de obras cinematográficas nesse formato, De acordo com o contratualista o John Locke, o Estado é responsável pelo bem-estar social. Nessa conjuntura, o conceito de lazer se encontra, não somente inviável, mas até mesmo desestimulado por parte do agente estatal, visto que, o mesmo não tem buscado igualar as opções de lazer e cultura aos brasileiros de diferente regionalidades.
Destarte, para inserir uma nova iniciativa coletiva, são necessárias medidas concretas e eficazes. Para isso, é de suma importância a operação do Ministério da Cultura — órgão responsável pela execução das políticas nacionais de cultura e artes — em conjunto com as demais instituições brasileiras, no ato de elaborar um plano de ampliação do serviço de salas de cinema, em áreas carentes desse serviço, além de, promover — por meio de campanhas e anúncios — o papel dos cinemas no mercado cultural brasileiro, visando assim, viabilizar o acesso à sétimo arte, para uma população com um interesse crescente pela mesma. Para que os brasílicos, desfrutem de obras cinematográficas em todos os cantos do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.