Em primeiro plano, vale destacar a desigualdade na distribuição de renda, apontada pelo GINI, tornando-se inviável que cidadãos com menores condições financeiras e aqueles que vivem distantes de grandes polos industriais - cidades ou regiões com grande inventimentos na infraestrutura urbana e tecnologia - tenham acesso aos cinemas. De tal forma que, essa modalidade voltada para o lazer, faz-se antidemocrática e até mesmo elitista, na qual apenas aqueles que apresentam condição financeira estável e ou proximidade com os cinemas, possam frequentar.
Sendo assim, é inegável a negligência estatal mediante tornar essa atividade acessível para toda a população brasileira. Nesse viés, mostra-se necessário uma maior preocupação por parte do Estado ao incluir todos os indivíduos, independente de sua condição financeira ou localidade, no acesso ao cinema no Brasil.
Portanto, é indiscutível o papel do aparato estatal na democratização do acesso ao cinema no Brasil. Por meio de verbas públicas arrecadas através de impostos, o governo poderá investir na construção de cinemas nas periferias, cidades pequenas e até mesmo as mais pobres, além da dimuição do preço dos ingressos para aqueles que comprovarem ter baixa renda. Para que dessa forma, todos os indivíduos da sociedade possam frequentar o cinema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.