Avatar do usuário
Por thasaz
Quantidade de postagens
#122748
No livro "Diário de uma favelada" a personagem principal é uma mulher negra, desempregada, que mora na favela do Canindé em São Paulo, com seus filhos, vivendo sob péssimas condições, sem acesso à uma rede de infraestrutura básica. Nessa trama, nota-se que uma cidadã não lhe tem garantido nem mesmo o básico e necessário para a sua sobrevivência, que deveria ser fornecido pelo Estado, quanto mais a possibilidade de frequentar um cinema, voltado para o seu entretenimento. Diante desse cenário, que não se resume somente à uma obra literária, mas também a realidade de muitos brasileiros, se faz evidente que indivíduos de baixa renda, assim como aquele que apresentam outras dificuldades que os impedem de ir em um cinema, sofrem da negligência estatal quando o assunto é incluir-los nessa atividade.
Em primeiro plano, vale destacar a desigualdade na distribuição de renda, apontada pelo GINI, tornando-se inviável que cidadãos com menores condições financeiras e aqueles que vivem distantes de grandes polos industriais - cidades ou regiões com grande inventimentos na infraestrutura urbana e tecnologia - tenham acesso aos cinemas. De tal forma que, essa modalidade voltada para o lazer, faz-se antidemocrática e até mesmo elitista, na qual apenas aqueles que apresentam condição financeira estável e ou proximidade com os cinemas, possam frequentar.
Sendo assim, é inegável a negligência estatal mediante tornar essa atividade acessível para toda a população brasileira. Nesse viés, mostra-se necessário uma maior preocupação por parte do Estado ao incluir todos os indivíduos, independente de sua condição financeira ou localidade, no acesso ao cinema no Brasil.
Portanto, é indiscutível o papel do aparato estatal na democratização do acesso ao cinema no Brasil. Por meio de verbas públicas arrecadas através de impostos, o governo poderá investir na construção de cinemas nas periferias, cidades pequenas e até mesmo as mais pobres, além da dimuição do preço dos ingressos para aqueles que comprovarem ter baixa renda. Para que dessa forma, todos os indivíduos da sociedade possam frequentar o cinema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
69 Exibições
por Gi69
1 Respostas 
92 Exibições
por Josekecio
0 Respostas 
106 Exibições
por Alan1999
0 Respostas 
76 Exibições
por Lucass1
0 Respostas 
57 Exibições
por Cassih1234
1 Respostas 
103 Exibições
por Myckael
0 Respostas 
67 Exibições
por Isabela31
0 Respostas 
41 Exibições
por Irissantos
0 Respostas 
38 Exibições
por Irissantos
6 Respostas 
206 Exibições
por Theuz
Direitos sociais

O artigo 6°, da Constituição Fed[…]

A invisibilidade da mulher na sociedade pode ser v[…]

Se usasemos 100% do nosso cérebro

De acordo com o neurocientista português, An[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM