Nesse contexto, deve-se reconhecer que, enquanto uma minoria social consegue desfrutar desse direito de forma plena, grupos menos favorecidos encontram dificuldades para equiparar seu acesso à essa elite desde os primórdios do cinema. Segundo o ativista Nelson Mandela, a falta de acesso ao lazer leva a marginalização das classes mais pobres, e perpetua as desigualdades sociais. Podendo assim concluirmos que, essa marginalização de classes é consequência da segregação entre seus indivíduos e seus direitos.
Em primeiro lugar, o acesso ao cinema no Brasil- enquanto direito fundamental- deverá ser regularizado por leis que esclareçam a sociedade de suas garantias constitucionais. Pois, ainda que seu acesso tenha se tornado disponível às camadas mais precarizadas do Brasil, há certa carência quanto a regularização da “sétima arte” em todo o território nacional.
Nesse cenário, cabe ao Governo Federal, junto ao Ministério da Cultura e a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), assegurar que o acesso ao cinema no Brasil seja aplicado de forma equivalente dentre a população em todo o território nacional, por meio do fortalecimento de leis que garantem esse acesso. Consequentemente, aplicando sanções aos órgãos governamentais que não estejam zelando pelos direitos dessa população, amparando- as frente as mazelas enfrentadas. Assim, visando erradicar a desigualdade social encontrada no pensamento de Mandela, e garantindo uma nação justa para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.