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Por Daniel20099
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"O cidadão invisível" trata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. A crítica de Dimenstein é verificada na democratização do acesso ao cinema, que não ocorre, excluindo parte dos cidadãos de sua identidade e diversidade cultural. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causa o silenciamento e a ineficiência governamental.

Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a falta de debate é um fator do problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado no acesso ao cinema, visto que pouco se fala sobre a importância de democratizar esse acesso, tratando o tema como algo supérfluo. Assim, urge tirar a situação da invisibilidade para atuar sobre ela.

Além disso, outro fator influenciador é a ineficiência governamental. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao acesso das salas de cinema, uma vez que o aparato estatal não promove políticas públicas que garantam o acesso da população carente à elas. Logo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, o governo federal deve criar uma agenda específica para o tema, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de reverter a inércia estatal que afeta a democratização do acesso ao cinema. Tal ação pode, ainda, conter consultas públicas para atender as reais necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silenciamento presente no problema. Dessa forma, o Brasil poderá ter menos "cidadãos de papel", como defendeu Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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