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Por edvanialima
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Idealizado pelo filósofo Raimundo Texeira,em 1889,com base no princípio do positivismo,expõe um dos objetivos da nação:o avanço da sociedade mediante a defesa e a ordem. A efetivação desse objetivo,porém mostra-se diante,uma vez que a Democratização do acesso ao cinema no Brasil configura um grave desafio a ser enfrentado pela população. Nesa lógica,é preciso analisar não só a falta de recursos financeiros,como também a inexistência de cinemas públicos.

Diante de tal conjuntura, é preciso, antes de tudo, rememorar o Contrato Social,conceito trabalhado pelo filósofo inglês John Loke,segundo o qual os indivíduos cedem sua confiança ao Estado,que por outro lado,deve garantir os direitos básicos a eles. No entanto,no país tal contrato é diariamente quebrado na medida que as autoridades não ofertam propostas significativas que, potencialmente,objetivem mais recursos financeiros para que pessoas de diferentes culturas e que estão em situações de extrema probleza.

Além disso,a displicência da mídia também alimenta a problemática. Nesse viés,consoante o sociólogo Zugmunt Bauman,algumas instituições deixaram de execer a sua função,operando como "zumbis". A luz da lógica baubiana,a inexistência de cinemas públicos expõe a face zumbrificada do Estado a do Ministério da Cultura do Brasil,dado que,embora seja responsável pela Democratização do acesso ao cinema no Brasil essa instância se omite de responsabilidade social. Dessa forma, é preciso que essa instituição adote um novo provisionamento,para que o acesso ao cinema seja mais comum as pessoas de baixa renda.

Observa-se portanto,a necessidade de combater a falta de recursos financeiros. Desse modo,o Estado enquanto garantidor de direitos fundamentais deve,por meio do Ministério da Economia criar mais empregos e axílios financeiros com valores maiores para famílias necessitadas,fim de democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Além disso,o Ministério da Cultura precisa criar cinemas públicos no Brasil,com o intuito de pessoas em situações de extrema pobreza ter acesso frequente ao cinema. Com essas medidas,dessarte,será possível converter o objetivo elencado na bandeira nacional em realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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