É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o dificultoso contato com essa via cultural, dos grupos menos favorecidos rompe essa harmonia, haja vista que além do alto custo.
Outrossim, destaca-se a indiferença do Estado em implementar planos de difusão cultural, como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema é paralelo com a ausência de projetos, e também, à falta de assistência para facilitar o acesso a essa instituição cultural.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Ministério da Cultura, promovendo leis que venham garantir o acesso gratuito a todos. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e estas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação, deve instituir, nas escolas, palestras e a propagação de filmes, que venha contribuir para o combate a essa problemática em relação a democratização do acesso ao cinema, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada