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Por 5Beatles
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Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente, na prática, a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelo difícil acesso de determinados grupos, quanto, pela negligência do governo em relação ao tema. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o dificultoso contato com essa via cultural, dos grupos menos favorecidos rompe essa harmonia, haja vista que além do alto custo.
Outrossim, destaca-se a indiferença do Estado em implementar planos de difusão cultural, como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema é paralelo com a ausência de projetos, e também, à falta de assistência para facilitar o acesso a essa instituição cultural.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Ministério da Cultura, promovendo leis que venham garantir o acesso gratuito a todos. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e estas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação, deve instituir, nas escolas, palestras e a propagação de filmes, que venha contribuir para o combate a essa problemática em relação a democratização do acesso ao cinema, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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