Inicialmente, convém ressaltar que a negligência do Estado é um dos principais causadores da lacuna democrática no Brasil em relação ao cinema. Segundo a filosofia de John Rawls, a organização social deve dar oportunidades e riquezas iguais aos menos favorecidos. Contudo, a desigualdade frequente atrelada à sociedade faz questionar acerca da eficácia estatal em organizar e democratizar direitos igualitários e justos, como o acesso livre ao cinema. Dessa maneira, é inprudente que tal situação perpetue, pois é uma barreira para a solução do emblema.
Outrossim, é importante mencionar a carência popular como fator determinante para a complicação da disponibilidade ao cinema. Segundo pesquisas, 83% da população brasileira não comparece ao cinema. Isso porque esses estabelecimentos são raros nas areas indigentes e a falta de dinheiro dessa comunidade é comum. ademais é notável que tais fatos não contribuem para que ocorra a democratização desse direito.
Portanto, cabe ao Governo, nomeado pelo Ministério da Cultura, por meio de leis e investimentos, criar politicas publicas efetivas que auxiliem à população em acessar o cinema, estabelecendo preços menores para a entrada e construindo mais cinemas em zonas pobres e afastadas. com objetivo de facilitar a ida e custos para os cidadãos e garantindo assim melhor viabilidade ao lazer no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.