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Por Reberth
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  A questão da democratização do acesso ao cinema no Brasil, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no país. A gravidade do quadro pode ser evidenciado pelos mais de 80% da população brasileira que nunca foram ou que raramente vão a um cinema. No entanto, o acesso a um cinema democrático está relacionado ao processo de torná-lo mais acessível a uma ampla gama de pessoas, sem distinção de renda, localização geográfica, classe social ou outras barreiras socioeconômicas. Esse contexto desafiador persiste tanto pela ausência de legislações e políticas públicas quanto pela falta de preços acessíveis.
  Em primeira análise, é evidente a negligência do Estado brasileiro perante ao avanço dessa circunstancia desafiadora. A ausência de legislações e politicas públicas podem ser evidenciadas pela passividade do Governo brasileiro em relação distribuição de salas de cinema em áreas mais suburbanas de seu território, além da falta de visibilidade relacionada a precariedade de infraestrutura dos prédios onde tais eventos ocorrem. Logo, é necessária uma mudança desse quadro.
Ademais, a falta de preços acessíveis é um exemplo significativo das dificuldades enfrentadas neste cenário desafiador. Apesar de a Constituição Federal de 1988 assegurar o acesso à cultura como um direito de todos os cidadãos, é perceptível que, na atualidade brasileira, essa garantia não é cumprida, especialmente no que diz respeito ao cinema. Sendo assim, reduzir os valores dos ingressos, de modo a ampliar o alcance da cultura à população, é crucial.
  Depreende-se, portanto, que tanto o Ministério Público quanto o Ministério da Cultura promover os debates a respeito dessa circunstancia desafiadora. Essa atividade pode ser realizada por meio da promoção da educação cinematográfica nas escolas, promovendo a aprendizagem do cinema como uma forma de arte e enriquecimento cultural, redução dos preços dos ingressos, programas de subsídios e descontos para grupos específicos, como estudantes, idosos, pessoas com deficiências e famílias de baixa renda, além da construção e melhorias de salas de cinemas em áreas mais suburbanas. Dessa forma, esse empecilho será minimizado no Brasil e, assim, assegurar a vida confortável e bem-estar à população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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