Em primeira análise, é evidente a negligência do Estado brasileiro perante ao avanço dessa circunstancia desafiadora. A ausência de legislações e politicas públicas podem ser evidenciadas pela passividade do Governo brasileiro em relação distribuição de salas de cinema em áreas mais suburbanas de seu território, além da falta de visibilidade relacionada a precariedade de infraestrutura dos prédios onde tais eventos ocorrem. Logo, é necessária uma mudança desse quadro.
Ademais, a falta de preços acessíveis é um exemplo significativo das dificuldades enfrentadas neste cenário desafiador. Apesar de a Constituição Federal de 1988 assegurar o acesso à cultura como um direito de todos os cidadãos, é perceptível que, na atualidade brasileira, essa garantia não é cumprida, especialmente no que diz respeito ao cinema. Sendo assim, reduzir os valores dos ingressos, de modo a ampliar o alcance da cultura à população, é crucial.
Depreende-se, portanto, que tanto o Ministério Público quanto o Ministério da Cultura promover os debates a respeito dessa circunstancia desafiadora. Essa atividade pode ser realizada por meio da promoção da educação cinematográfica nas escolas, promovendo a aprendizagem do cinema como uma forma de arte e enriquecimento cultural, redução dos preços dos ingressos, programas de subsídios e descontos para grupos específicos, como estudantes, idosos, pessoas com deficiências e famílias de baixa renda, além da construção e melhorias de salas de cinemas em áreas mais suburbanas. Dessa forma, esse empecilho será minimizado no Brasil e, assim, assegurar a vida confortável e bem-estar à população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.