Nessa perspectiva, é importante entender que no Brasil existe uma concentração de renda para pessoas com melhores condições. Nesse sentido, o sociólogo Jessé De Souza em sua obra “subcidadania brasileira” apresenta o Brasil com a marginalização de classes. Assim, verifica-se que tal problema se encaixa no estudo do sociólogo, já que no Brasil, o acesso ao cinema não é democratizado e nem todos podem usufruir desse lazer como deveria. Um exemplo para isso, pode ser confirmado com os dados disponibilizado pelo site “meio&mensagem”, na qual 17% da população total assiste filmes em cinema, ou seja, para o Brasil esse número é muito pouco para um país tão numeroso.
Outrossim, é válido apontar a disparidade de ações do Governo. Nesse contexto, os dados do “meio&mensagem” já mostraram que menos de 20% da população tem acesso ao cinema, ou seja, deixa evidente que o Estado não faz o seu trabalho como deveria de inserção da população em áreas de lazer. Sendo assim, fica claro a necessidade do Estado em demonstrar mais interesse na democratização desse espaço, para que todos tenham os mesmos direitos na sociedade.
Portanto, é necessário adotar medidas para a democratização do cinema do Brasil. Dessa maneira, é essencial que o Estado crie medidas de inserção de classes sociais marginalizadas no cinema, como diminuir os preços do cinema, além de disponibilizar, uma vez por mês, os ingressos gratuitamente. Tal medida terá a finalidade de diminuir o problema, assim como inserir cada vez mais os grupos desfavorecidos em áreas em que não estão sendo incluídos. Desse modo, essa questão poderá melhorar e a Constituição terá seu dever seguido conforme promete ao cidadão brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada