Entretanto, o acesso aos cinemas sempre foi elitizado, principalmente durante a revolução industrial em que a produção cultural passou a seguir os moldes industriais transformando as artes em produtos de mercado e consequentemente fazendo com que houvesse mercados e consumidores específicos, impossibilitando assim o conhecimento e consumo para aqueles que não possuem poder aquisitivo.
Ainda hoje o acesso à cultura é elitizado e o acesso ao cinema restrito para grande parte da população brasileira que segundo dados divulgados pelo IBGE apenas 10% dos municípios possuem salas de cinema, quase 40% da população vive em cidades sem cinemas e entre aqueles que vivem nessas cidades para grande parte os cinemas são inacessíveis devido ao alto custo dos ingressos.
Diante das problemáticas social e financeira apresentada, observa-se que para que haja melhorias no acesso, torna-se necessário a intervenção da ANCINE-agencia nacional de cinema-que em parceria com empresas do ramo e incentivos financeiros tornaria possível a construção de cinemas nas cidades que não possuem, redução do preço dos ingressos e concessão de gratuidade para a parcela menos favorecida da sociedade que não têm condições de frequentar esses lugares, além da criação de projetos que levem a realidade dos cinemas até as pessoas que vivem em periferias ou zonas rurais e não têm conhecimento da importância do enriquecimento cultural.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.