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Por alesgodoy
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#81334
O quadro expressionista “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança. Para além da obra, observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela ausência de cultura e da democratização do acesso ao cinema no Brasil é, frequentemente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a centralização nos cinemas nas grandes cidades urbanizadas.
A princípio, é imperioso notar que o desmazelo do Estado potencializa as diferenças sociais diante a cultura. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, as classes menos favorecidas não têm acesso aos cinemas. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso Bauman e a mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a descentralização da cultura no Brasil como outro fator que contribui para a manutenção da falta de democratização dos cinemas. Posto isso, de acordo com o site Meio e Mensagem, 83% da população brasileira não frequenta o cinema. Diante de tal exposto, deve-se estender o acesso cultural, para além das grandes cidades capitalizadas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a falta de acesso democratizado dos cinemas brasileiros. Dessarte, afim de que toda a população tenha as mesmas oportunidades de cultura e de lazer, é preciso que o Estado por intermédio de ações governamentais, criar cinemas em cidades do interior, ou por um meio criativo, o ônibus-cinema, que consiste em assistir os filmes de dentro do próprio veículo, o qual já ocorre em algumas cidades, como em Gramado na serra gaúcha. Paralelamente, é imperativo que os preços sejam mais acessíveis, diante da realidade financeira, no qual mais de 30% da população vivem de salário mínimo no Brasil. Espera-se assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por v4ldez
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#103236
Texto muito bem escrito, domínio total da estrutura argumentativa e da norma padrão. Argumentos condizentes com a temática e direcionamento correto para o tema. Continue assim e sucesso para sua aprovação. :D
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