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A constituição Federal de 1988 (CFI88) assegura a todos os cidadãos acesso a fonte de culturas nacionais, garantindo, assim, acesso igualitário ao bem cultural. Contudo, 31% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema e 60% dos jovens nunca foram ao cinema segundo IBGE. Com essas informações já consegue entender que algumas coisas precisam ser feitas a respeito da democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Pode-se destacar algumas causas, das pessoas que são menos favorecidas a não terem acesso ao cinema. Algumas das causas são, desigualdade social e a dificuldade para pagar pelo preço da locomoção até ele, onde a maioria das pessoas não vão ao cinema por não terem a condição financeira.

Além disso, têm também as pessoas que possuem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. Pessoas com essas características, sofrem uma grande dificuldade ao utilizar o cinema, pq muitas vezes eles não recebem assistência ou ajuda, das pessoas que trabalham no cinema.

Dessa forma conclui-se que algumas coisas precisam ser feitas, como a gratuidade do acesso ao cinema e do transporte para as classes mais desfavorecidas, mais assistência para as pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Redação ENEM 2021

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