De acordo com o geógrafo Milton Santos, a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. Assim sendo, percebe-se o quanto a democracia brasileira é falha, pois segundo dados do IBGE, apenas 10% dos municípios brasileiros tem salas de cinema. Dessa forma, é visível a ausência de medidas tomadas pelo ministério da cultura para tentar expandir esse acesso, precisando de uma maior ênfase nessa problemática.
Ademais, vale ressaltar que, para Simone de Beauvoir, filosofa francesa, o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles. De maneira análoga, essa afirmação se confirma quando os sujeitos passam a acreditar que o cinema é uma faculdade erudita, justamente pela escassez de divulgação desse espaço, já que mais escandaloso que essa situação é o modo que ela se torna hábito.
Depreende-se, portanto, a criação de atitudes para mitigar essa ocorrência. Logo, a fim de tornar o acesso ao cinema amplo, cabe ao ministério da cultura solicitar verba para a criação de mais cinemas, por meio da disseminação desse direito do acesso à cultura, tendo em vista beneficiar os mais necessitados. Em síntese, se consolidará uma sociedade mais culta e com mais direitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.