Avatar do usuário
Por Alexandre584
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#75271
A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito ao lazer como dependente a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal privilégio não tem se destacado com ênfase na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a globalização desse direito social. Assim, faz-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse cenário.
Em primeiro lugar, deve-se evidenciar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios relacionados ao acesso ao cinema no Brasil. Em vista disso, a negligência do Estado é o responsável pelo agravamento dessa desventura, devido ao fato de que a Secretaria da Cultura não promove meios de combater o entrave. Essa circunstância, segundo o filósofo John Locke, representa uma violação do “contrato social”, uma vez que o estado não exerce sua função de assegurar que a população desfrute de direitos essenciais, como o lazer, o que tristemente é explicito no país.
Ademais, é crucial apontar o preço alto do ingresso como propulsor da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Segundo o portal Meio Mensagem, 83% da população não frequenta o cinema no Brasil. Posto isto, a realidade brasileira é reflexo do dado citado, pois só a população elitista tem acesso ao direito que deveria ser pertencente a todos cidadãos brasileiros. Logo, é inaceitável que esse quadro continue a persistir.
Constata-se, portanto, a primordialidade de se combater essa barreira. Para isso, é indispensável que a Secretaria da Cultura, por intermédio de debates desenvolva projetos com preços acessíveis para todo público, a fim de aumentar o número de pessoas nas salas cinematográficas. Dessa forma, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado cumpre perfeitamente seu “contrato social”, assim como declara John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
11 Respostas 
566 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
178 Exibições
por castgiih
0 Respostas 
85 Exibições
por annydograu
0 Respostas 
74 Exibições
por shelmichelle
0 Respostas 
79 Exibições
por glaycesantos
0 Respostas 
58 Exibições
por graziiii
1 Respostas 
86 Exibições
por graziiii
1 Respostas 
355 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
100 Exibições
por alyssonmj
0 Respostas 
54 Exibições
por Davi061216
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM