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O cinema é capaz de apresentar diferentes histórias pelo mundo, o que transporta o espectador a vivências e culturas diversas, dentre elas a riquíssima encontrada no nordeste brasileiro, presente em aclamadas obras, como “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. No entanto, boa parte das pessoas que possuem vivências parecidas com as de Chicó e João Grilo no interior nordestino, não obtêm acesso à cultura cinematográfica e não conseguem assistir à representação de sua própria realidade, consequência gerada pela má distribuição de salas e pelos abismos econômicos entre as classes sociais.
De acordo com o sociólogo Herbert José de Sousa, um país consegue mudar através de sua cultura. No entanto, para uma grande parcela dos brasileiros não é possível ter contato com uma das mais valorizadas expressões culturais, o cinema, tendo em vista que apenas 17% da população frequenta-o regularmente, pelo menos uma vez ao mês. Um dos fatores que demonstram essa situação é a concentração das salas nas grandes cidades e em regiões mais prósperas economicamente, o que indica a necessidade de enfrentar longos períodos no transporte público para chegar ao cinema por parte dos moradores de localidades mais afastadas. Nas diversas cidades pequenas e que se localizam nas regiões mais pobres do país, sequer existem salas cinematográficas, o que cria um grande abismo no que tange a obtenção do conhecimento da sétima arte.
Além disso, a desigualdade social constitui-se como um forte agente causador do problema, visto que boa parte dos brasileiros não possui condições financeiras para arcar com as despesas de ingressos e passagens para conseguirem chegar aos locais onde são transmitidos os filmes. A cultura é colocada em segundo plano dentro de uma situação em que precisa-se priorizar os gastos com bens essenciais para a existência e o dinheiro é escasso.
Portanto, é de extrema importância que o Ministério da Cultura introduza programas sociais em regiões de maior vulnerabilidade econômica, por meio da simulação de salas de cinema, em que sejam transmitidos filmes e haja assentos e pipoca, com o intuito de fazer com que esses indivíduos se sintam mais imersos nesta experiência. Nesses eventos, também pode haver debates sobre as obras assistidas, para que o público se sinta mais imersivo nas histórias e questões abordadas. Dessa forma, aventuras como as de João Grilo e Chicó não ficarão presas em um nicho específico, mas serão expandidas para que todos os brasileiros possam assistir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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