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O escritor britânico Orcar Wilde, diz que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. A frase dita pelo escritor, aborda, de maneira clara, a necessidade do País em buscar avanços. Contemporaneamente, apesar da evolução e aumento do acesso ao cinema, ainda há óbices a serem superados quanto a essa democratização, pois é evidente o privilégio à elite. Essa descaso se dá pela negligência governamental e o alto custo de ingressos, transportes e outros fins consumidos no cinema.
Nessa linha de raciocínio, é importante salientar que o acesso ao cinema e sua democratização, se deve pelo Estado, pois é seu dever amparar e cuidar de seus cidadãos. A Constituição Federal de 1988, afirma no artigo 6, o direito de indivíduos ao lazer e educação. Sendo assim, é necessário que o cinema, como lugar de enriquecimento educativo e de entretenimento, seja um lugar acessível a pessoas de quaisquer classes e idades, pois o Brasil é, e deve continuar sendo, um país onde a democracia prevaleça.
Ademais, cabe mencionar de que forma a falta da democratização do acesso ao cinema e os altos custos para acessá-lo, podem interferir na vida de atuais e futuros cidadãos críticos. O sociólogo Karl Marx, diz que a história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classe. Partindo desse pressuposto, o cenário de alto custo, desde a distância até o ingresso, ressaltam o privilégio da elite e de grandes cidades, já que esses são dois dos graves problemas. Consequentemente, a falta desse acesso, pode impedir o desenvolvimento intelectual, já que o cinema desenvolve o pensamento critico e enriquece culturalmente seus telespectadores.
É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas para a democratização do cinema no Brasil. Sendo assim, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações e o Ministério da Educação, devem criar um projeto de acesso a cinemas em escolas e em centros rurais. Para que assim, haja acesso e conhecimento sobre cultura nacional e internacional. Nesse sentido, a realidade apresentada por Oscar Wilde, será, de fato, superada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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