Sendo que nesse contexto, é significativo ressaltar que a má distribuição do acesso ao cinema é um dos motivos que contribui para uma discrepância no Brasil, a qual, Ancine (Agência Nacional do cinema) revelou dados de 2009, que sete em cada dez salas de cinema estão concentrados no sudeste e no Sul do país, que torna-se inacessível para maioria da população brasileira a possibilidade de admissão ao cinema.
Além de que, a ineficácia do estado em assegurar o possibilidade acesso à cultura, não se compromete com os conceitos de John Locke, em que "O estado dotado de poder pelo povo, deve resolver todas as questões públicas como as culturais, de maneira justa e equânime, para que a vida em sociedade seja harmônica". Sendo que se o estado não favorece políticas públicas de incentivo a cultura, isso desvaloriza uma cultura de grande relevância, o acesso ao conhecimento, informação e uma perspectiva evolutiva.
Portanto, fica evidente a necessidade que ocorra a concretização do acesso ao cinema no Brasil. Para isso efetivar, cabe o governo federal, por intermédio de divulgações publicitárias, estabelecer o investimento em projetos de valorização do cinema, com propósito de oferecer mais verbas convenientes. Ademais, é essencial o ministério da cidadania, a partir de exposições sociais, promover debates acerca da importância desse tema, a fim de proporciona a cultura do cinema para uma parcela dos cidadãos excluídos. Assim, o cinema se torna uma valiosa arte evidenciada, representando um enriquecimento sociocultural.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada