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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a lazer como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
  Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a dificuldade de acesso de pessoas menos favorecidas ao cinema. Nesse sentido, privilegiando apenas as cidades grandes. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer, que infelizmente é evidente no país.
  Ademais, é fundamental apontar a exclusão de regiões do interior e periferias como impulsionador da dificuldade de acesso ao cinema no Brasil. Segundo o portal "meio e mensagem" cerca de oitenta e três porcento da população não frequenta o cinema. Diante de tal exposto, é possível notar que a maioria das pessoas não possuem alcançabilidade a esse tipo de entretenimento. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
  Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, juntamente com o Ministério da Educação, por intermédio de uma pesquisa relacionada a cinema e a filmes que a população esquecida gostaria que fizessem em prol deles a fim de ampliar a melhoria de livre acesso e conteúdo. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Dante , não aguento com esses elogios!! :[…]

Ei, Fernanda! Espero que esteja tudo bem com v[…]

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