Precipuamente, é fulcral pontuar que a falta de democratização do cinema, deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no qual concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, provem-se a exclusão cultural, o sentimento de não pertencimento e a carência de entretenimento. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar o baixo investimento na área cultural como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, destaca-se a falta de ação do Ministério da Economia, que é o órgão responsável por políticas econômicas no país, podendo impulsionar a distribuição de cinemas nas cidades. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o capital pouco investido contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Destarte, com o intuito de mitigar a falta de acesso do cinema a todos, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Governo, para ressaltar e fortalecer projetos já tomados, mas com pouca execução e reconhecimento, como o Cinema para todos em parceria com os municípios para que filmes brasileiros sejam exibidos com zero custo para a população. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da lacuna de socialização do cinema, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada