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Com pessoas presas em uma caverna e tudo o que viam eram, apenas, representações do lado externo em sombras, formas estas eram exibidas por indivíduos do exterior e representavam, aos que viviam na caverna, equiparáveis formas aos do mundo externo. Este exposto se refere ao Mito da Caverna, de Platão, que pode ser comparáveis a atualidade, como o cinema, que é usado para diversos objetivos, como para explanar a cultura, fazer críticas sociais ou apenas para lazer.

Em detrimento a comparação feita entre o mito e o cinema, é apenas pelas representações feitas na caverna, tentando explicar e mostrar o exterior e o cinema que também em muitos casos sejam ficcionais ou não, tentam mostrar a realidade por trás da tela. Porém, mesmo parecendo comum a todos, nem toda população tem acesso a este tipo de entretenimento, afinal, não é em todo lugar e cidade que se faz presente, como em pequenas cidades, que não há espaço para tal modalidade. Ainda, outro motivo, seria os preços, que relativamente são altos – principalmente para pessoas na linha e abaixo da pobreza onde cada centavo conta – e nem todos conseguem ou podem pagar, seus, em média, preços de quinze reais.

Sobre tudo, a importância do cinema se torna relevante quando aborda assuntos importantes, como em "Tropa de Elite" que diz respeito a situação de policiais nos perigos de favelas e a tentações para a corrupção. E ainda, o recente filme "Coringa", que mesmo o personagem venha de histórias em quadrinhos, este filme em si, mostra a construção do personagem e sua vida, e ao mesmo tempo, retratando uma cidade, onde, para si o que importa é o "si próprio" e os "status", não cuidando devidamente da limpeza da cidade e muito menos para seus moradores. Não só críticas, mas também, o cinema traz cultura e história.

Conclui-se então a importância do cinema para a população e seu acesso dificultado, dificuldades essas que por meio do Estado em conjunto dos proprietários de cinemas, construir mais cinemas e principalmente diminuir os preços de ingressos para que se tornem acessíveis para toda a população. Assim, permitindo à população, cultura, lazer e a possibilidade de reflexões sobre a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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