Em primeiro lugar, cabe ressaltar a massificação cultural como causa da desigualdade no acesso ao cinema. Segundo os sociólogos Adorno e Horkheimer, a cultura é produzida em massa e de forma padronizada, semelhante à produção industrial capitalista. Nesse panorama, vale ressaltar que a cultura massificada, destinada à maioria da população, se estende até o âmbito do cinema, tornando-o uma atração simples e desprovida de senso crítico, enquanto, por outro lado, as atrações de cinema, para uma minoria da população, mantém sua função principal, revelando, desse modo, a falta de democratização dessa forma de arte.
Ademais, observam-se consequências da falta de acesso ao cinema no Brasil. De acordo com o Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019 44% dos pretos e pardos moravam em cidades sem cinema, em contraste com 34,8% da população branca do país. Assim, é evidente que a restrição do acesso ao cinema possui um caráter racial e torna negros cada vez mais marginalizados na sociedade, uma vez que o cinema constitui uma ferramenta importante de senso crítico que pode mudar a situação social de minorias étnicas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada