O cinema passou a ser um grande meio para difusão de momentos antigos, sejam econômicos, sociais, políticos ou conflitos. Com esse efeito, a população consegue ficar ciente de ocorrências antigas que se aparentam com as atuais, aumentando a dificuldade de serem iludidos por falácias. O que ocorre no nosso país, é que com a falta de democratização desse meio, o povo não têm conhecimento suficiente da história do nosso país, e como disse Edmund Burke: "Uma sociedade que não conhece a sua história está fadado a repeti-la". E é isso que vemos acontecer ano após ano.
Outro grande beneficio dessa arte é a critica social, conseguindo fazer as pessoas refletirem sobre a situação do seu país atual, podendo ver o estado que outras pessoas se encontram e podendo fazer uma comparação a sua situação. Isso tem grande importância na luta por melhores direitos das minorias e de cobrança dos governantes. Lastimosamente, devido as situações já mencionadas, a luta pelos direitos no Brasil acabam não tendo um impacto tão grande, deixando a nossa desigualdade enorme.
Tendo tudo isso em vista, o governo federal deve desenvolver projetos para a criação de salas de cinema em regiões mais carentes do nosso país, com preços acessíveis, para facilitar o acesso deles. E cabe ao ministério da educação desenvolver grandes amostras de cinema nas mesmas regiões. Com essas ações a democratização do cinema em nosso país será uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.