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#53703
De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal de 1988, o estado deve garantir o acesso a cultura nacional, apoiar e incentivar a valorização cultural em todo o território nacional. Entretanto no Brasil, esse direito- responsabilidade do governo, não é efetivado como deveria. Desse modo, dois aspectos importantes se destacam: A falta de salas de cinema em regiões onde estão localizadas as partes menos afortunadas da sociedade e a triste realidade de que quem tem mais direto são as regiões mais desenvolvidas.
Primordialmente, podemos destacar que existe um esquecimento por parte do governo em relação as áreas menos desenvolvidas economicamente. Desse modo, fica notório o esquecimento, assim segundo ao (IBGE) chegando a 40% da população a qual não tem acesso a salas de cinema em seus municípios ou cidades.
Ademais, é notório que as grandes empresas do ramo cinematográfico, shoppings e outros grandes estabelecimentos visem mais os grandes centros por conta da maior concentração de capital. Nesse cenário, temos por outro lado, também culpado o governo e suas políticas as quais não impõe práticas que visem a migração e investimentos dessas companhias nas regiões mais distantes e menos afortunadas.
Em vista dos fatos supracitados, torna-se evidente a necessidade de medidas que venham a minimizar esse cenário atual do acesso ao cinema no Brasil. Nesse prisma, cabe ao Ministério da Cultura (MinC) incentivar a ampliação dos cinemas para as áreas mais distantes e menos favorecidas, por meio de leis e acordos com as empresas responsáveis pelas salas, assim deixando não somente os preços mais acessíveis, más também essa cultura a disposição de todos, assim sendo de fato garantido o acesso a cultura de acordo com artigo 5° da Constituição Federal de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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