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#51653
A música “Até quando?” de Gabriel Pensador aborda diversos problemas sociais criticando a postura passiva do cidadão diante deles. Contextualizando para o acesso a cultura, a elitização do cinema contribui para a segregação socioeconômica.Dessa forma, as causas desse problema estão configuradas nas dimensões política e social.

Diante desse contexto, é evidente a falha do estado em relação ao acesso a cultura. Segundo Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos, a aplicação das leis é mais importante que a sua formulação. Ademais, muitas cidades como Maravilha, não possui cinema, o que impede os moradores de frequentarem tal ambiente. Assim, parcela da população é involuntariamente excluída culturalmente.

Além disso, a sociedade contribui para a manutenção da problemática. De acordo com a filósofa Simone de Beauvoir, “ o mais escandaloso dos escândalos e nos habituarmos a eles”. Nessa perspectiva, ao considerar o cinema apenas como uma forma de lazer a população consequentemente não exigirá a democratização do seu acesso. Desse modo, é perceptível a naturalização da elitização dos cinemas.

Portanto, o Ministério da Educação, órgão responsável por garantir a qualidade do ensino no Brasil, deve promover excursões escolares para o cinema, por meio de parcerias com a indústria cinematográfica. Tal medida tem como finalidade democratizar o acesso dos Estudantes ao cinema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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