Em primeiro plano, é preciso salientar para o silenciamento presente na problemática. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse contexto, verifica-se uma omissão em torno dos debates sobre a democratização do acesso ao cinema no país, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre o impasse. Assim, sem diálogo sério e massivo , sua resolução é impedida.
Por conseguinte, surge o problema da ineficácia de leis que intensifica a gravidade do empecilho. De acordo com o escritor Umberto Eco, "Para ser tolerante é preciso fixar os limites do tolerável". Diante dessa perpectiva, percebe-se uma omissão explicitada pela falta de uma legislação adequada que torne acessível a todos o ingresso ao cinema. Desta maneira , sem base legal, ações de remediação são impossibilitadas, o que acaba por agravar ainda mais a admissão ao cinema no corpo social brasileiro.
Convém, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o acesso democrático ao cinema no país. Para isso, o Poder Legislativo - Órgão responsável pela elaboração de leis que protegem a sociedade - deve criar um Plano Nacional de Democratização ao cinema no Brasil, por meio de verbas e apoio governamental, a fim de fazer com que o maior número possível de brasileiros possa usufruir do universo cinematográfico. Somente assim, será possível construir um país que Hannah Arendt pudesse se orgulhar.

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 135
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.