Por Marilun
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#45961
A Constituição Federal de 1988 assegura acesso a cultura como direito de todos os cidadãos. No entanto, quando se diz respeito ao acesso da mesma por meio do cinema percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, visto que a democratização do cinema se configura como problema social que se sustenta na falta de visibilidade e investimento na questão.
Convém ressaltar a princípio que a escassez na visibilidade para a importância da disseminação cultural por meio do cinema é fator determinante para a permanência da sua desvalorização. Constatando-se, assim, o descaso dos órgãos responsáveis juntamente com o esforço para impedir a propagação de críticas e posicionamentos contrários através de obras audiovisuais, podendo ser considerada sensura tal qual ocorria no período de ditadura no Brasil.
Ademais é fundamental pontuar a ausência de medidas governamentais como impulsionador da falta de democratização nesse setor do país, dado que investimentos e efetivação na área são frequentemente negligenciados e desvalorizados, podendo destacar a concentração de cinemas apenas nos grandes centros urbanos visando o lucro. Como consequência nota-se o número elevado de brasileiros sem acesso a cinema em suas cidades.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Estado por intermédio do ministério da cultura juntamente com o ministério da educação promovam ações que impulsionem a valorização e a construção de mais espaços destinados a salas de cinema em todo Brasil, a fim de promover o acesso a todos. Tais medidas visam combater o empasse de forma justa e democrática, consolidando, assim, uma sociedade mais crítica e igualitária. "Aquilo que se faz no presente determina o futuro" - Gandhi.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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