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#43242
O cinema surgiu em meados de 1895, com a invenção do aparelho "cinematógrapho", apesar de um de seus inventores não acreditar no futuro sucesso desse aparelho, logo de início o público já se divertia com ele, e foi assim que o cinema se tornou o maior entretenimento há quase um século. Entretanto, a procura pelo cinema já não vem sendo a mesma, por causa da invenção da televisão, o que ocasiona uma procura menor pelo o estabelecimento e uma restrição diante a localidade que por consequência gera uma inacessibilidade.

Primeiramente, é importante saber que o aparelho televisor foi inventado em 1920 e a partir daí que o interesse da população em filmes na televisão cresceu e o número de telespectadores que ainda vão ao cinema diminuiu. Em vista disso, as pessoas começaram a apreciar o conforto e a economicidade de assistir os filmes em casa pela TV, inclusive, o consumo desse aparelho também cresceu muito, o que reforça a pouca procura pelos cinemas.

Em uma segunda análise, se tem a migração dos cinemas para as grandes cidades e a sua chegada aos shoppings centers. Em virtude disso, algumas populações foram excluídas do acesso, como a da região do norte e nordeste, as periferias e as pessoas do interior. Consequentemente, gerou uma inacessibilidade ao cinema, visto que os locais mais urbanos e comerciais tendem a ter um alto custo, o que não é alcançável por todas as classes sociais.

Portanto, a democratização do acesso ao cinema no Brasil seria alcançada se o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, investisse fundos para projetos de instauração do cinema para todos. Vale frisar ainda, que esse projeto poderia se iniciar nas escolas públicas, com a criação de uma sala de cinema, a fim de incluir esse entretenimento nas periferias e no interior dos estados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 113

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#43258
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários

( Faltou o termo coesivo!)

O cinema surgiu em meados de 1895, com a invenção do aparelho "cinematógrapho", apesar de um de seus inventores não acreditar no futuro sucesso desse aparelho, logo de início o público já se divertia com ele, e foi assim que o cinema se tornou o maior entretenimento há quase um século. Entretanto, a procura pelo cinema já não vem sendo a mesma, por causa da invenção da televisão, o que ocasiona uma procura menor pelo o estabelecimento e uma restrição diante a localidade que por consequência gera uma inacessibilidade.
(Na introdução noto a contextualização e a apresentação do tema, mas não vejo a tese! Se for o último período, lembre-se que a tese deve ser apresentada em uma frase, sendo esta a última do parágrafo !)

Primeiramente, é importante saber que o aparelho televisor foi inventado em 1920 e a partir daí que o interesse da população em filmes na televisão cresceu e o número de telespectadores que ainda vão ao cinema diminuiu. Em vista disso, as pessoas começaram a apreciar o conforto e a economicidade de assistir os filmes em casa pela TV, inclusive, o consumo desse aparelho também cresceu muito, o que reforça a pouca procura pelos cinemas.

( Nesse desenvolvimento noto sua argumentação comprovada, porém essa é superficial e tangenciar do tema. O assunto é a acessibilidade ao cinema e você não tratou sobre isso.Aconselho que estruture melhor suas ideias e explore mais. Faltou arrematar a tese e o tópico frasal!)

Em uma segunda análise, se tem a migração dos cinemas para as grandes cidades e a sua chegada aos shoppings centers. Em virtude disso, algumas populações foram excluídas do acesso, como a da região do norte e nordeste, as periferias e as pessoas do interior. Consequentemente, gerou uma inacessibilidade ao cinema, visto que os locais mais urbanos e comerciais tendem a ter um alto custo, o que não é alcançável por todas as classes sociais.
(Nesse desenvolvimento sua argumentação é pertinente, porém não vejo os dados comprovativos.Faltou também arrematar a tese!)

Portanto,( Faltou a arrematação da tese!) a democratização do acesso ao cinema no Brasil seria alcançada se o governo federal( Governo Federal) (Agente)i( vírgula) por meio do Ministério da Cidadania, (Meio)investisse fundos para projetos de instauração do cinema para todos. (Ação) Vale frisar ainda, que esse projeto poderia se iniciar nas escolas públicas, com a criação de uma sala de cinema, (Detalhamento)a fim de incluir esse entretenimento nas periferias e no interior dos estados.(Finalidade).(Proposta de intervenção completa. Só faltou arrematar a tese no início!)

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos relevantes. Estude argumentação, arrematação de tese e tópico frasal.
No mais, é só!
Espero a próxima ! ;)
#43407
@jherodrigues, como a Glenda já corrigiu eu não farei a correção. Creio que você poderia estudar melhor a estrutura do texto, sempre se lembrando de apresentar repertórios sociais e seguir a "receita do bolo" que é a redação do ENEM. Tenho certeza que se sairá muito bem! Me marque na próxima, se quiser :D

https://drive.google.com/file/d/1-58BEGZDa0zjMqY7E[…]

A criança na internet

O conectivo "não obstante" n&atil[…]

A declaração Universal dos Direitos […]

Muito obrigada pela correção!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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