A princípio, a carência de acesso às produções cinematográficas se dá pela ineficácia do Governo Federal em assegurar a toda população o direito ao lazer. Segundo a Constituição Brasileira de 1988, todos os indivíduos devem ter amplo e igualitário acesso aos bens culturais do país, no entanto, isso não é visto na prática. Cerca de 17% da população brasileira frequenta o cinema, e, apesar de nos últimos anos ter ocorrido um aumento de 43% da ida ao mesmo, esse crescimento foi desigual e elitista. Nesse sentido, regiões mais periféricas do Brasil, como o Norte e o Nordeste, são excluídas ou mal atendidas no que tange ao direito a esse tipo de lazer.
Ademais, a má distribuição das salas de cinema no país é um entrave à democratização. Nessa perspectiva, relaciona-se ao cenário atual o conceito de “desigualdade espacial” desenvolvido pelo geógrafo Milton Santos, que diz que a organização do espaço reflete a desigualdade social. Segundo pesquisas, em 1975 as salas cinematográficas estavam concentradas 80% em cidades do interior, no entanto, com a urbanização, elas passaram a se concentrar nas grandes cidades. Atualmente, diversos municípios pequenos e médios do interior não têm cinemas e, portanto, a população desses locais não têm acesso ao mundo cinematográfico como a de outros têm, configurando assim uma desigualdade que deve ser combatida.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar o cenário atual. Para que isso ocorra, o Governo Federal, por ter a responsabilidade de atender os anseios da população, deve promover a construção de salas de cinema em locais periféricos do país, como o Norte e o Nordeste, através de investimentos financeiros que visem contribuir para a democratização do acesso ao cinema, bem como a garantia do direito coletivo e igualitário ao lazer. Assim, as críticas feitas por Machado de Assis já não poderão mais corresponder a nação brasileira, que será menos egoísta e superficial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada