Em primeiro plano, a população possui o direito de entreter-se em tempos livres. De acordo com a Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, é garantido ao cidadão o bem-estar social, porém a maioria dos brasileiros não possuem um momento de lazer. Devido a crise social instalada no Brasil, grande parcela da população não possui uma renda extra para garantir um momento de diversão. Desse modo, os cidadãos precisam de um período para abstrair a mente, pois dessa forma a saúde mental dos indivíduos poderá manter-se equilibrada.
Ademais, o cinema possui um ótimo mecanismo para mencionar e discutir algum fator social alarmante. Através do filme “Tempos Modernos”, é possível observar uma enorme crítica social: a péssima condição de trabalho no século XVIII. Assim, essas produções podem possuir o papel de entreter o indivíduo e fazê-lo questionar algum fator questionado, contribuindo para a redução da alienação social. Dessa forma, a população brasileira poderá disfrutar de uma forma de bem-estar e também questionar algumas ações observadas no cotidiano, que anteriormente passariam despercebidas.
Urge, portanto, que as inovações tecnológicas- advindas da terceira fase da Revolução Industrial- sejam ampliadas no cenário atual brasileiro. Nesse contexto, cabe ao Ministério da Cultura, a criação de um projeto, instituído nas escolas públicas brasileiras, que objetive a disponibilização de filmes mensais na carga horária dos estudantes, em que os professores incentivem os alunos a questionarem os fatos trazidos pelo determinado filme. Concomitantemente, o governo deve tornar acessível aos cidadãos a ida ao cinema, através de um concurso nas escolas brasileiras, em que o aluno deve criar um texto justificando o porquê ele merece ganhar, os vencedores deverão receber ingressos para assistir um filme com a presença das famílias. Desse modo, essas ações ocorreriam com o fito de melhorar o convívio social brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada