Desse forma, em primeiro análise o silenciamento é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica ser preciso tirar situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Há um silenciamento instaurado na questão do acesso ao cinema do Brasil, vista que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e nas escolas a desinformação da maioria dos brasileiros. Assim tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em paralelo, sociedade desenformada é um entrave no que tange ao (questão). Para Baumen, os valores da sociedade estão sendo colonizados lógicas de mercado. Tal constatação é nítida democratização do acesso ao cinema, visto que, os empresários, governos precisa inverti mais no lazer. Assim, inverte a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar são urgentes.
Logo, medidas são necessárias para altera esse cenário. Para isso poder público deve investe no acesso ao cinema, por meio da destinação de verbas, de modo interessar-se reverter a supremacia de interesses mercadológicas que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento, é preciso intervir sobre uma sociedade desenformada presente na questão. Dessa maneira o Brasil poderá ter menos “cidadão invisível” como defende o pensado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.