A princípio, é necessário entender que grande parte da população brasileira, segundo o IBGE, trabalha sem carteira assinada ou não recebe nada além de um salário mínimo mensalmente, e essa renda não é o suficiente para comprar um celular ou pagar um plano de dados, principalmente se considerar os gastos básicos necessários, como alimento e moradia. Então, como essas pessoas não conseguem acesso à internet, acabam perdendo oportunidades de melhorar sua vida, visto como as redes são ótimas ferramentas para a busca de emprego, para divulgação de serviços, como vendas ou empreendedorismo e até para estudar.
Além disso, outra problemática da má distribuição de internet no Brasil, é encontrada quando a rede não cobre todo o território nacional. Em áreas rurais, por exemplo, o sinal de celular é precário segundo o IICA. Essa limitação afeta diretamente agricultores que precisam divulgar seu trabalho ou manter contato com clientes, já que sem o acesso, essas pessoas acabam praticamente isoladas do mundo exterior, visto como a maioria dos serviços de comunicação, como o "WhatsApp", usam a internet para o envio de mensagens.
É perceptível como a má distribuição de rede, sendo ela física —não alcançando algumas áreas do país— ou social —não alcançando camadas pobres—, afeta o Brasil. É necessário que o governo brasileiro, responsável por assegurar inclusão social e qualidade de vida para a população, por meio de parcerias com empresas de dados e políticas de inclusão, garanta o acesso à internet para todas as áreas e camadas sociais do país, abolindo os casos de injustiça por falta da mesma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.