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Por ivodar
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#117546
Atualmente, a internet, além de um instrumento de lazer, pode ser usada como meio de trabalho, estudo ou até de obter informação, e está presente na vida de muitas pessoas. Entretanto, ela não é acessível para todos, há uma parcela da população que não consegue acesso à internet, seja por conta da falta de renda para garantir um plano ou simplesmente porque não há rede onde reside.
A princípio, é necessário entender que grande parte da população brasileira, segundo o IBGE, trabalha sem carteira assinada ou não recebe nada além de um salário mínimo mensalmente, e essa renda não é o suficiente para comprar um celular ou pagar um plano de dados, principalmente se considerar os gastos básicos necessários, como alimento e moradia. Então, como essas pessoas não conseguem acesso à internet, acabam perdendo oportunidades de melhorar sua vida, visto como as redes são ótimas ferramentas para a busca de emprego, para divulgação de serviços, como vendas ou empreendedorismo e até para estudar.
Além disso, outra problemática da má distribuição de internet no Brasil, é encontrada quando a rede não cobre todo o território nacional. Em áreas rurais, por exemplo, o sinal de celular é precário segundo o IICA. Essa limitação afeta diretamente agricultores que precisam divulgar seu trabalho ou manter contato com clientes, já que sem o acesso, essas pessoas acabam praticamente isoladas do mundo exterior, visto como a maioria dos serviços de comunicação, como o "WhatsApp", usam a internet para o envio de mensagens.
É perceptível como a má distribuição de rede, sendo ela física —não alcançando algumas áreas do país— ou social —não alcançando camadas pobres—, afeta o Brasil. É necessário que o governo brasileiro, responsável por assegurar inclusão social e qualidade de vida para a população, por meio de parcerias com empresas de dados e políticas de inclusão, garanta o acesso à internet para todas as áreas e camadas sociais do país, abolindo os casos de injustiça por falta da mesma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por adrianeporto
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#117644
Olá estudante! Espero que esteja bem! Aqui está a correção da sua redação! bons estudos!

C1- "... estudo ou até de obter informação, e está presente na vida de muitas pessoas": a vírgula antes da conjunção aditiva "e" não está correto, pois a oração 'e está presente na vida de muitas pessoas' se refere ao mesmo sujeito (internet) que a oração anterior. Portanto, o certo seria: "... estudo ou até de obter informação e está presente na vida de muitas pessoas". Obs.: troque informação por informação, traz mais abrangência à palavra. (- 20)

C1- Substituir ''por conta de(a)(o)'' por "por causa de'' (-40)

C3- "Entretanto, ela não é acessível para todos,pois há uma parcela da população que não consegue acesso à internet":
Se atente às conjunções explicativas, a fim de promover a necessária relação e sentido entre as orações, as quais acima, nesse caso, são coordenadas sindéticas. Ex: "Entretanto, ela não é acessível para todos,pois há uma parcela da população que não consegue acesso à internet". (-20)

-C3 "é necessário entender que grande parte da população brasileira, segundo o IBGE": Quando se tem um repertório legitimado, assim como você citou (segundo o IBGE), não traz coesão usar a expressão "é necessário entender", uma vez que a fonte que legitima o argumento traz informações de fato verídicas. (-40)

C2-"... é necessário entender que grande parte da população brasileira, segundo o IBGE": é interessante colocar o ano de publicação da pesquisa, para demonstrar maior legitimidade por parte do autor da redação. (-40)

C1- "o sinal de celular é precário segundo o IICA": aqui faltou vírgula depois de "precário" pois "segundo o IICA" é um aposto. Ex: "precário , segundo o IICA (-20)

(C3) - OBS.: Além disso, é melhor que "segundo o IICA", esteja no início da oração, a fim de promover mais clareza. Ex: "Segundo o IICA, em áreas rurais o sinal de celular é precário" ( também não é necessário o "por exemplo" da oração original, pois a informação que a oração fornece é legitimada e exata, ou seja, o Inca diz que exatamente que "em áreas rurais o sinal de celular é precário", logo isso não é um exemplo do que ele informa, nesse específico caso que você quer legitimar.

C1- "essas pessoas acabam praticamente" e "já que": "acabam praticamente" são expressões coloquiais e fogem da norma culta da língua portuguesa. (-40)

C3- "já que sem o acesso": (acesso a que?). Ex correto: "sem o acesso à internet" (-40)

C3- "isoladas do mundo exterior": qual mundo exterior? É necessário melhorar a argumentação nesse ponto. (-40)

C1- "visto como"; Não existe a locução “visto como”. A língua portuguesa forma locuções conjuntivas acrescentando à palavras de outras classes a conjunção “que”. (-40)

C4- É perceptível: (início de parágrafo de conclusão sem conjunção conclusiva). EX; "Portanto", "Concluí-se que", "Por fim" etc. (-40)

C5: "...abolindo os casos de injustiça por falta da mesma". No final da proposta de intervenção, há ausência de conjunção subordinativa final, a qual serve para caracterizar o último período do parágrafo como finalidade da ação. Ex correto seria:
" a fim de abolir os casos de injustiça por falta da mesma." (-40)

C3 e C5 - Recomendo propor como último período uma frase de conclusão sobre o tema. Ex: "Assim, poder-se-á contornar os desafios da democratização da internet no Brasil". (-20 da C3 e -20 da c5.)
Ademais, lembre-se que estrangeirismos, como a palavra internet, devem ser escritos com entre aspas ou em itálico. (-20 de cada C.)
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