Em primeira análise, o Brasil se constituiu sob uma grande divisão social, marcas profundas da colonização portuguesa. Outrossim, a “Primeira Geração Modernista” trouxe a ruptura com o padrão artístico europeu, ainda na ótica da elite, tendo figuras como "Manuel Bandeira". Desse modo, percebe-se que historicamente a cultura perpassa questões econômicas, o público era camada social de grande capital, na "Semana de Arte Moderna" realizada no Teatro Municipal de São Paulo, poucos tinham acesso, tal como presentemente, a maior parte da população não frequenta espaços como cinemas e teatros.
Por conseguinte, vê-se que os principais centros, sejam privados ou públicos, relacionados à arte e, ou cultura, são de difícil acesso, por conta do valor e devido ao trajeto, outro motivo é o local onde estão inseridos, normalmente esses eventos ocorrem em centros urbanos, o que torna os gastos ainda maiores. Nesse sentido, “Paulo Freire - Educador brasileiro - Entendia que a educação pode transformar o mundo.” Decerto, a educação artística se faz importante para as crianças e sua formação enquanto cidadãos. Ademais, a constituição dos brasileiros enquanto seres sociais, tem impactos, devido a falta de acesso à cultura, uma vez que fatos históricos podem ser contados através desse meio.
Em síntese, para que o acesso à cultura chegue para todo o corpo social, é indubitável que iniciativas sejam implementadas. Destarte, cabe ao "Ministério da Educação", investir em projetos voltados à arte e cultura, através de premiações simbólicas, de apresentações, sejam de música, de poesia de teatro, entre outros. Logo, haverá o contato Inicial com a cultura, a constituição será exercida, e de fato o mundo será transformado, tal como traz Paulo Freire.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.