Por RobertLarrik
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A cultura é o ponto de encontro das relações e interações de um povo. Ela pode se apresentar de diversas formas, como na literatura, festas, crenças, produções audiovisuais etc. Porém, no Brasil, a valorização das culturas expressadas pelos diversos povos em seu território é mínima ou nenhuma.
É notável que grande parte da população brasileira consome pouco ou nenhum material cultural. Isso se deve ao baixo investimento nos setores de produção e manifestação cultural. Além do acesso a muitos desses conteúdos ser expressivamente caro para mais de 80% dos brasileiros que se encontram entre as classes C, D, E, de acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo FGV Social.
Ademais, vale ressaltar que pouco apreço é demonstrado por manifestações culturais indígenas e afro-brasileiras. Essas culturas, que tanto agregaram e agregam valor à formação da identidade nacional, pouco são queridas ou ensinadas pelos responsáveis ao incentivo e propagação da multiculturalidade e história no país.
Além disso, é necessário que, para que ocorram transformações na sociedade, o incentivo e o acesso às diferentes formas de manifestações culturais aumentem cada vez mais. Para Hebert José de Souza, sociólogo e ativista brasileiro, “Um país não muda pela sua economia, pela sua política e nem mesmo pela sua ciência; muda sim, pela sua cultura”.
Com isso, pode-se perceber que o acesso à cultura é indispensável para a formação identitária de um povo, e necessita do incentivo para a acessibilidade de todas as camadas da sociedade. Para isso, vê-se a necessidade do Governo Federal, executor das leis de incentivo à cultura e suas manifestações, recriar o Ministério da Cultura e, por meio deste, criar programas de apoio a artistas, “bolsas-culturais” que viabilizam o acesso de indivíduos ou famílias a espaços de manifestação cultural, além da criação e manutenção de lonas culturais, teatros, museus, bibliotecas, cinemas e casas de “show”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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